METAIS PESADOS NO LIXO URBANO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NOS MOLDES DA ATIVIDADE EXPERIMENTAL PROBLEMATIZADA (AEP)
dissertacao_mestrado
Resumo: Com o crescimento populacional nas cidades e aumento do consumo, está ocorrendo uma produção exacerbada de resíduos sólidos em todo o mundo. Enquanto as mudanças naturais do meio ambiente demoram longos períodos, as mudanças que o homem é capaz de promover em seu meio são extremamente rápidas com consequências irreversíveis. Mesmo com avanços tecnológicos, o processamento do lixo carece de atenção. Mas especificamente, metais pesados presentes no lixo urbano são de grande relevância ambiental, bem como sua destinação final, por tratarem de contaminantes persistentes, estando presente em diversos aparelhos do cotidiano como: aparelhos celulares, pilhas, baterias e eletrônicos no geral. Tem-se na Educação Ambiental a justificativa para o trabalho com temas ambientais, se trata de uma perspectiva que visa contribuir para o exercício da cidadania, estimulando ações transformadoras, partindo de uma mudança de comportamento e construção de novos padrões éticos. Foi elaborada uma sequência didática, validada por 19 pares da área da educação, pautada na Atividade Experimental Problematizada (AEP) como uma proposta teórico-metodológica, tendo como tema contextualizador o lixo urbano, e mais especificamente, os metais pesados nele presente, contando com a descrição da produção de dois experimentos, um mini biodigestor e um bioensaio, aplicável ao ensino básico com as devidas adaptações. O trabalho consiste de uma pesquisa mista, quantitativa-qualitativa. Os instrumentos de coleta de dados foram questionários fechados com campos para apontamentos, sendo os sujeitos, alunos do ensino médio. A sequência didática dentro do produto educacional mostrou-se, pela contribuição dos pares, uma ferramenta para auxiliar o processo ensino aprendizagem que visa desenvolver a autonomia do aluno, como também, o pensamento social, científico e ambiental, além do desenvolvimento de atitudes necessárias para proteger e melhorar o meio ambiente, uma das finalidades da Educação Ambiental.
Abstract: As a consequence of the expansion of population on cities and increase of consumption, an intense production of solid waste is occuring around the world. Considering that natural changes in the environment take a long time to happen, the changes that humans can make are capable of causing irreversible consequences. In this way, waste processing still needs attention even with many technological advances. Heavy metals are specifically a big environmental issue as well as its final disposal. That happens because heavy metals are persistent contaminants present in many everyday objects like: cell phones, batteries and electronics in general. The justification for this study on environmental topics is on Environmental Education as it is a perspective that contributes to citizenship practices, stimulating transformative actions starting from behavior changes and new ethical standards construction. A didactic sequence was developed and validated by 19 pairs from the educational field, based on Problematized Experimental Activity (PEA) as a theoretical-methodological proposal that contextualizes urban waste and specifically heavy metals contained in it as well as a description of the production of two experiments, a mini biodigester and a bioassay that are applicable to basic education with adaptations. The study is composed by a hybrid method being quantitative-qualitative. The instruments used to collect data were closed questionnaires that considered the following participants: high school students. The didactic sequence is part of an educational product supported by educational pair validation that offers a contribution capable of developing student autonomy as well as social, scientific and environmental thinking. Besides that, it develops necessary attitudes to protect and enhance the environment that is one of the objectives of Environmental Education.
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