A preservação da memória institucional
dissertacao_mestrado
A fotografia foi uma invenção revolucionária para a época de sua criação, um instrumento capaz de paralisar o tempo, impedir o esquecimento de fatos ocorridos dentro de um lapso temporal. Ela pode ser considerada um suporte à memória, uma vez que por meio dela nos remetemos a fatos que ocorreram em épocas longínquas. Ao longo do tempo, a técnica fotográfica foi passando por modificações até chegar às formas atuais, que são capazes de nos fornecer imagens instantâneas e em grande quantidade. Isso favoreceu seu uso tanto em nível pessoal como institucional e fotografamos tudo que queremos registrar dentro de nosso contexto diário. No âmbito institucional, a contextualização da imagem fotográfica como documento de arquivo ratifica seu valor como prova das atividades institucionais. Por isso muitas instituições adotam a fotografia como forma de demonstrar suas ações. O que, por um lado, foi uma evolução trouxe também alguns embaraços, pois é preciso lidar com essa grande quantidade de imagens produzidas diariamente. A gestão desses acervos fotográficos é de suma importância para as instituições. Foi por volta da década de setenta, que as instituições perceberam que para o seu desenvolvimento era necessário preservar a sua memória. Portanto, contextualizar, organizar, preservar, tornar acessível e difundir os acervos fotográficos institucionais é importante como meio de preservação da memória e da história das instituições. Este trabalho objetivou investigar o processo de produção, recebimento e constituição de acervos fotográficos do Instituto Federal do Espírito Santos (Ifes), campus Cachoeiro de Itapemirim, para fins de preservação da sua memória institucional, utilizando o estudo de casos que, por meio de um questionário enviado por e-mail aos setores, identificou aqueles em que se encontram os acervos fotográficos, diagnosticou os procedimentos de gestão adotados e também as condições de salvaguarda e preservação, bem como verificou como se efetivam as formas de acesso a esses acervos. A partir desse conhecimento, foi possível sugerir uma metodologia de gestão que contemple a produção, recebimento, organização, tratamento, preservação e acesso aos acervos e que seja capaz de contribuir para a preservação da memória do campus ao manter a autenticidade das informações.
Photography was a revolutionary invention at the time of its creation, an instrument capable of paralyzing time, preventing the forgetting of events that occurred within a time lapse. It can be considered a support for memory, since through it we refer to facts that occurred in distant times. Over time, the photographic technique underwent modifications until it reached the current forms, which are capable of providing us with instant images in large quantities. This favored its use both on a personal and institutional level and we photograph everything we want to record within our daily context. At the institutional level, the contextualization of the photographic image as an archival document ratifies its value as evidence of institutional activities. That's why many institutions adopt photography as a way to demonstrate their actions. What, on the one hand, was an evolution also brought some embarrassment, as it is necessary to deal with this large amount of images produced daily. The management of these photographic collections is of paramount importance for institutions. It was around the 1970s that institutions realized that for their development it was necessary to preserve their memory. Therefore, contextualizing, organizing, preserving, making accessible and disseminating institutional photographic collections is important as a means of preserving the memory and history of institutions. This study aimed to investigate the process of production, receipt and constitution of photographic collections of the Instituto Federal do Espírito Santos (Ifes), Cachoeiro de Itapemirim campus, for the purpose of preserving its institutional memory, using case studies that, through From a questionnaire sent by email to the sectors, it identified those where the photographic collections are located, diagnosed the management procedures adopted and also the conditions for safeguarding and preservation, as well as verifying how the forms of access to these collections are carried out. From this knowledge, it was possible to suggest a management methodology that includes the production, receipt, organization, treatment, preservation and access to the collections and that is able to contribute to the preservation of the campus memory by maintaining the authenticity of the information.
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