USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO PERÍODO DE PANDEMIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
tcc
Esta pesquisa teve o objetivo realizar uma revisão sistemática de artigos desenvolvidos no ano de 2022, considerando que o tema proposto envolve o reflexo da pandemia na educação infantil no que tange ao uso de Tecnologias Digitais, ressaltando assim as possibilidades e os limites das tecnologias na Educação Infantil. A fundamentação teórica foi com base na abordagem sócio-histórico-cultural, especialmente em autores como Vygotsky, que defende que o contexto interfere diretamente no desenvolvimento dos indivíduos, reforçando a importância do papel do docente como mediador dentro de sala de aula, em um momento tão complexo e modificador da forma como o processo de ensino e aprendizagem foi efetivamente colocado em prática considerando a pandemia mundial. O presente trabalho se propõe a analisar os reflexos da pandemia na educação infantil no que se refere ao uso de TDICs, com foco nas possibilidades e os limites das tecnologias na Educação Infantil, por meio de uma análise sistemática oportunizada por uma busca na internet, com a utilização de filtros, selecionando publicações dela alcançada. A inserção de tecnologias digitais na educação infantil, considerando a necessidade que pôde ser observada durante a pandemia, favorece a aprendizagem e o protagonismo do educando, e por consequência exige do professor não só competência e domínio do conteúdo pedagógico, mas também propõe a necessidade de preparação, de conhecimento, de planejamento com uma visão voltada para as tecnologias, e por fim que haja a intencionalidade pedagógica.
This research aimed to carry out a systematic review of articles developed in the year 2022, considering that the proposed theme involves the reflection of the pandemic in early childhood education regarding the use of Digital Technologies, thus highlighting the possibilities and limits of technologies in Education. Childish. The theoretical foundation was based on the socio-historical-cultural approach, especially in authors such as Vygotsky, who argues that the context interferes directly in the development of individuals, reinforcing the importance of the teacher's role as a mediator within the classroom, at a time so complex and changing the way the teaching and learning process was effectively put into practice considering the global pandemic. The present work proposes to analyze the reflexes of the pandemic in early childhood education with regard to the use of TDICs, focusing on the possibilities and limits of technologies in Early Childhood Education, through a systematic analysis provided by an internet search, with the use of filters, selecting publications from her reached. The insertion of digital technologies in early childhood education, considering the need that could be observed during the pandemic, favors learning and the role of the student, and therefore requires from the teacher not only competence and mastery of pedagogical content, but also proposes the need to preparation, knowledge, planning with a view focused on technologies, and finally that there is pedagogical intentionality.
Redes Sociais