Educação na cidade: conflitos e contradições no processo de produção do espaço do bairro Jardim Tropical na Serra/ES
dissertacao_mestrado
RESUMO: O texto apresenta pesquisa vinculada à linha de formação de professores, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH). O objeto de investigação focaliza o processo de produção do espaço urbano do bairro Jardim Tropical, Serra/ES, a partir da abordagem que promove o estudo sobre a cidade, estimulando a compreensão de diferentes versões sobre o seu processo histórico de transformação. O principal objetivo da pesquisa configura-se na investigação sobre o processo de constituição do bairro Jardim Tropical, a fim de problematizar e revelar conflitos e contradições existentes nesse espaço urbano, de modo a contribuir para a produção de material educativo, para compor ações formativas com professores da educação básica. O estudo desta pesquisa propõe oferecer uma possibilidade de organização do ensino sobre o referido bairro em perspectiva crítica e dialógica, como pressupõe a abordagem da educação na cidade. Para alcançar o objetivo delineado, em termos teórico- metodológicos, busca inspiração em princípios do materialismo histórico e dialético, articulados aos pressupostos sobre direito à cidade, desenvolvidos por Henri Lefebvre. Trata-se de pesquisa do tipo teórico-empírico, organizada para a elaboração de material educativo sobre o bairro Jardim Tropical. Foi realizado o levantamento de estudos que discutem a produção e constituição desse espaço urbano, bem como as relações com o processo de desenvolvimento da industrialização do município de Serra/ES. O estudo recorre à análise documental, arquivos, documentos oficiais, fotografias, entrevistas com moradores mais antigos do bairro, investigação in loco, entre outros. Em um segundo momento, esse material educativo foi validado pelos membros do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre educação na cidade e Humanidades (Gepech). Após a validação, de natureza técnica, configurou-se a versão final do produto, no formato e-book. Esse formato eletrônico possibilita atingir um público maior, especialmente pela possibilidade de acesso livre por meio do site do PPGEH e do repositório Educapes. A proposta desenvolvida para o estudo do bairro Jardim Tropical no contexto do trabalho pedagógico nos anos iniciais, formulada nesta pesquisa, alimenta a expectativa de instigar novas iniciativas pedagógicas na rede pública, especialmente no que se refere ao município de Serra, tornando-se uma possibilidade de trabalho na perspectiva da educação na cidade e do direito à cidade. Assim, este estudo defende que, por meio das ações formativas realizadas na escola, na área de ensino de humanidades, professores e estudantes possam desenvolver um olhar atencioso e crítico sobre os espaços urbanos, compreendendo diferentes relações que encobrem contradições que legitimam e naturalizam desigualdades no cotidiano da vida urbana.
ABSTRACT: The text presents research linked to the teacher education line of the Postgraduate Program in Teaching of Humanities (PPGEH). The object of investigation focuses on the production process of urban space in Jardim Tropical, Serra/ES, from the approach that promotes the study of the city, stimulating the understanding of different versions of its historical transformation process. The main objective of the research is the investigation of the process of constitution of the Jardim Tropical neighborhood, in order to problematize and reveal conflicts and contradictions that exist in this urban space, in order to contribute to the production of educational material to be validated by a group technician, composed of professors, doctors and students from the PPG Ifes - Vitória, to compose training actions with basic education teachers. The study of this research proposes to offer a possibility to organize teaching about the referred neighborhood in a critical and dialogic perspective, as the approach to education in the city presupposes. In order to reach the outlined objective, in theoretical-methodological terms, it seeks inspiration in the principles of historical and dialectical materialism, articulated with the assumptions about the right to the city, developed by Henri Lefebvre. This is a theoretical-empirical research, organized for the development of educational material about the Jardim Tropical neighborhood. A survey of studies that discuss the production and constitution of this urban space, as well as the relationship with the industrialization development process in the municipality of Serra/ES, was carried out. The study uses document analysis, archives, official documents, photographs, interviews with older residents of the neighborhood, investigation in loco, among others. In a second moment, this educational material was validated by the members of the Study and Research Group on Education in the City and Humanities (Gepech). After validation, the final version of the product was configured, in e-book format. This electronic format makes it possible to reach a wider audience, especially due to the possibility of open access through the PPGEH website and the Educapes repository. The proposal developed for the study of the Jardim Tropical neighborhood in the context of pedagogical work in the early years, formulated in this research, feeds the expectation of instigating new pedagogical initiatives in the public network, especially with regard to the municipality of Serra, making it a possibility from the perspective of education in the city and the right to the city. Thus, this study argues that, through training actions carried out at school, in the area of teaching humanities, teachers and students can develop a considerate and critical look at urban spaces, understanding different relationships that cover up contradictions that legitimize and naturalize inequalities in the everyday of urban life.
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