Uso de tecnologias digitais na educação no período de isolamento social devido a pandemia de covid-19: percepção docente no contexto do ensino médio na rede pública estadual do ES

Nakayama, Carla Maria Zizuiê (2022)

tcc

Durante os anos de 2020 a 2021, o Brasil passou por uma crise sanitária causada pela COVID- 19, doença infecciosa oriunda do vírus SARS-CoV-2, que mudou a dinâmica de trabalho e de estudo, passando do presencial para o formato remoto. Diante desse contexto, esta pesquisa analisou o uso de tecnologias digitais, potencialidades e desafios, no processo de ensino e aprendizagem durante o afastamento social. Para a compreensão e embasamento foram usados documentos, textos, artigos científicos, teses, sobre a educação durante o período. Quanto à metodologia, foi adotada a abordagem quanti-qualitativa, de forma a abranger o fenômeno estudado, refletir os impactos no processo de interação entre professor/aluno e o processo de ensino e aprendizagem, utilizando uma amostra de 33 professores da rede estadual de ensino, principalmente com alunos do ensino médio de 3 cidades da Região Metropolitana da Grande Vitória. Foi possível analisar, a partir dos dados gerados, que os professores consideraram que a transição de modalidade de ensino presencial para o remoto implicou em vários desafios e nos mais diversos impactos, dentre os quais se destacam: a falta de formação em relação às TICs, ausência dos pais no processo de ensino e aprendizagem, a falta de motivação dos alunos em cumprir as atividade tendo em vista os poucos recursos tecnológicos como internet, computadores e periféricos, dificuldade de adaptação ao novo modelo de ensino por ambos os públicos.

During the years 2020 to 2021, Brazil went through a health crisis caused by COVID 19, an infectious disease caused by the SARS-CoV-2 virus, which changed the dynamics of work and study, moving from face-to-face to remote format. Given this context, this research analyzed the use of digital technologies, potentialities, and challenges, in the teaching and learning process during social distancing. For understanding and foundation, documents, texts, scientific articles, and these were used in education. As for the methodology, a quantitative-qualitative approach was adopted, to cover the studied phenomenon and reflect the impacts on the interaction process between teacher/student and the teaching and learning process, using a sample of 33 teachers from the state education network, mainly with high school students from 3 cities in the Greater Vitória Metropolitan Region. It was possible to analyze, based on the data generated, that the teachers considered that the transition from face-to-face to remote teaching entailed several challenges and the most diverse impacts, among which stand out: the lack of training about ICTs, absence of parents in the teaching and learning process, students lack the motivation to carry out the activities given the few technological resources such as the internet, computers and peripherals, difficulty in adapting to the new teaching model by both audiences.


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