A metodologia da sala de aula Invertida aplicada na disciplina de resistência dos materiais

Maioli, Artur Guimarães (2020)

tcc

RESUMO: A disciplina de Resistência dos Materiais apresenta grande importância em diversos ramos da engenharia, sendo fundamental para projetos de estruturas e máquinas. A correta aplicação dos conceitos em problemas e exercícios muitas vezes não são bem explorados em aulas expositivas. Dessa forma, este trabalho apresenta uma proposta de intervenção pedagógica utilizando a metodologia da Sala de Aula Invertida para o conteúdo de flexão da disciplina de Resistência dos Materiais, com o objetivo de provocar nos alunos maior interesse e motivação para o aprendizado deste conteúdo. Para esse estudo, foi elaborado uma sequência de seis aulas, contando com uma aula prática e aulas com aplicação da teoria estudada em exercícios. Com essa proposta, espera-se que os alunos se sintam mais motivados, aumentando sua participação e rendimento nessa disciplina, além de incentivar a autonomia, a organização e a responsabilidade dos estudantes.

ABSTRACT: The discipline of Mechanics of Materials is of great importance in several branches of engineering, being fundamental for the design of structures and machines. The correct application of concepts in problems and exercises are often not well explored in lectures. Thus, this work presents a proposal for pedagogical intervention using the Inverted Classroom methodology for the bending content of Mechanics of Materials discipline, with the aim of provoking in the students greater interest and motivation to learn this content. For this study, a sequence of six classes was elaborated, with a practical class and classes with application of the theory studied in exercises. With this proposal, students are expected to feel more motivated, increasing their participation and performance in this discipline, in addition to encouraging students' autonomy, organization and responsibility.


Collections: