Ciências Humanas
Browse by
Recent Submissions
-
Pronera no norte do estado do Espírito Santo : uma política social de qualificação para os assentamentos da reforma agrária
(Campinas - SP, 2024-08-07)A presente tese de doutorado analisa o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) no contexto da educação do campo no norte do Espírito Santo. O estudo enfoca a oferta do curso técnico em agropecuária ...
-
Formação Inicial de monitores no MEPES : analisando o PPEP e suas contribuições na práxis da Pedagogia da Alternância
(Vitória, 2024)RESUMO: Este trabalho constitui-se de uma pesquisa de Mestrado, vinculado à linha de formação de professores, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH) e possui como objeto de pesquisa a Formação Inicial ...
-
IMAGENSNARRATIVAS DO GÊNERO EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA: PERSPECTIVAS DE DOCENTES GAYS
(Edifes,Vitória, 2024)RESUMO Os livros didáticos continuam sendo um dos instrumentos mais utilizados em sala de aula para ensinar matemática, sendo de fundamental relevância para alguns/mas professores/as no auxílio à aprendizagem dos/as ...
-
Pensamento Computacional e Teoria da Atividade: uma proposta de formação continuada com professores de Matemática
(Vitória, 2024)O Pensamento Computacional (PC) é um processo mental para resolver problemas, com base em princípios da Computação e, no cenário atual de mudanças e desafios, o seu desenvolvimento tornou-se relevante para a formação dos ...
-
MOBILIZAÇÃO DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS EM ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL EM UMA PERSPECTIVA CTSA A PARTIR DE ATIVIDADES DE SUPLEMENTAÇÃO PARA ALUNOS SUPERDOTADOS
(EdifesVila Velha, 2023-07-19)Alunos com altas habilidades ou superdotação possuem muita criatividade, grande envolvimento com determinadas tarefas e habilidade acima da média em alguma área do conhecimento. Para estes, é obrigatória a oferta de ...
-
Arte e cultura na Educação Profissional e Tecnológica : uma experiência com escrita literária no ensino médio integrado
(Vitória, 2024)RESUMO: A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) tem como objetivo contribuir para a formação de indivíduos desalienados da realidade, capazes de interpretar o mundo ao seu redor, criticar ativamente e atuar de forma ...
-
Formação continuada de professores na educação infantil em tempo integral : desafios e reflexões a partir da realidade das unidades de ensino públicas municipais em Serra/ES
(Vitória, 2024)RESUMO: Este estudo investigou o desenvolvimento e a implementação de um curso de formação continuada para professores da educação infantil em tempo integral no município de Serra, ES. A pesquisa buscou responder à ...
-
Encontros formativos sobre decolonialismo com educadores de história para análise e escolha do livro didático
(Viitória, 2024)RESUMO: Este estudo apresenta a pesquisa vinculada à linha de formação de professores, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH), tendo como problemática o seguinte questionamento: os momentos de ...
-
A formação continuada de professores crítico-reflexivos : possibilidades e potencialidades do fazer pedagógico colaborativo, dialógico e regionalizado
(Vitória, 2024)RESUMO: Este estudo integra o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) na linha de pesquisa “Formação de Professores em Ensino de Humanidades”, consolidando-se ...
-
Formação de professores em contextos campesinos na perspectiva freiriana : reflexividade sobre a prática docente
(Vitória, 2024)RESUMO: A presente dissertação é fruto do trabalho desenvolvido no curso de Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades - PPGEH do Instituto Federal de Educação, ...
-
O ensino de literatura e as vozes docentes : diálogos com Machado de Assis no grande tempo
(Vitória, 2023)RESUMO: Nossa pesquisa, desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades – PPGEH, do Ifes Vitória, tem como objetivo uma investigação que se articula à formação de professores da área de Letras. ...
-
Práticas pedagógicas inclusivas : as potencialidades e desafios da formação docente colaborativa
(Vitoria, 2024)RESUMO: O presente estudo está inserido nas linhas de pesquisa Práticas Educativas e Formação de professores do Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades do Instituto Federal de Educação do Espírito Santo (Ifes), ...
-
A INTEGRAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR, ENSINO E TECNOLOGIAS: UM ESTUDO SOBRE A APLICAÇÃO DO CICLO PDCA COMO FERRAMENTA DE GESTÃO EDUCACIONAL
(Montanha, 2023)Esta pesquisa visa compreender a integração da gestão escolar, ensino e tecnologias, com destaque para a aplicação do Ciclo PDCA como ferramenta de gestão educacio- nal. A análise concentra-se nas práticas de gestão ...
-
Histórias para Sofia : o ensino de ética como prática de cidadania
(Vitória, 2023)RESUMO: O texto que apresentamos trata-se de uma dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH) vinculado à linha de pesquisa de Práticas Educativas em Ensino de Humanidades. A ...
-
Aprendizagem da matemática no ensino médio e a escolha profissional dos jovens
(Vitória, 2024)RESUMO: Nesta pesquisa analisamos o papel do ensino da matemática na formação dos jovens que concluíram o ensino médio e deram continuidade a sua escolarização até o ensino superior. O objetivo foi analisar se a apropriação ...
-
CURADORIA DIGITAL: SELEÇÃO DE JOGOS EDUCACIONAIS DIGITAIS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
(EdifesVila Velha, 2023-08)As tecnologias digitais estão cada vez mais presentes nos espaços educacionais e os professores as têm utilizado em suas ações. Os alunos são nativos digitais e possuem habilidade, interesse e prazer diante do seu uso. ...
-
A leitura além das palavras em humanidades : construindo o ser mais com epilinguagem em textos literários
(Vitória, 2023)RESUMO: Este TFC - Trabalho Final de Curso - vinculado à linha de pesquisa práticas educativas em ensino de humanidades, no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH), versa sobre a leitura na escola na ...
-
AS ADVERSIDADES NO ENSINO DE GEOMETRIA PLANA E O SOFTWARE GEOGEBRA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL II
(Vitória, 2024)Este trabalho destaca a importância dos softwares de geometria dinâmica – em especial o GeoGebra – no ensino de matemática. Este aplicativo permite trabalhar os conteúdos de forma dinâmica a partir da combinação dos ...
-
Práticas tecnológicas e educacionais: Contribuições no processo de ensino e aprendizagem do aluno disléxico
(IFESViana, 2023-05-29)RESUMO: Essa pesquisa apresenta como tema a análise de práticas tecnológicas e suas contribuições no processo de ensino e aprendizagem de uma criança disléxica. Os alunos que apresentam esse transtorno global de aprendizagem ...
-
Práticas tecnológicas e educacionais: Contribuições no processo de ensino e aprendizagem do aluno disléxico
(iFESViana, 2023-05-29)RESUMO: Essa pesquisa apresenta como tema a análise de práticas tecnológicas e suas contribuições no processo de ensino e aprendizagem de uma criança disléxica. Os alunos que apresentam esse transtorno global de aprendizagem ...
Redes Sociais