Ciências Humanas
Browse by
Recent Submissions
-
De Watu ao mar : navegando na memória coletiva da Vila de Regência nos anos iniciais da educação básica
(Vitória, 2020)RESUMO: A memória coletiva é constituída de pessoas, acontecimentos, experiências, que também estão presentes nos elementos materiais e imateriais do lugar vivido. Nesse sentido, o estudo sobre a memória deve ser ...
-
A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão na EPT: uma proposta para o planejamento integrador no Ifes-Campus Colatina
(Vitória, 2020)RESUMO: A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão tem sido alvo de pesquisas em programas de pós-graduação nas universidades brasileiras, bem como está no centro das reflexões e discussões no âmbito dos ...
-
Recompilando o futuro : o pensamento computacional como parte do processo de educação de pessoas privadas de liberdade
(Vitória, 2020)RESUMO: Nas últimas décadas, foi possível observar um crescimento assustador da população prisional no Brasil, que saltou de 90 mil em 1990 para mais de 726 mil de pessoas em 2017. A grande maioria, 88% dessa população, ...
-
Percepção da cidade e o potencial educativo do Mercado Popular da Vila Rubim em Vitória, ES
(Vitória, 2020)RESUMO: A pesquisa a seguir articula o conceito de percepção da cidade ao processo de ensino-aprendizagem nas perspectivas do direito à cidade e da atividade de ensino como unidade formadora. Seu objetivo é defender a ...
-
Africanidades : formação continuada para professores do ensino fundamental – anos iniciais
(2019)RESUMO: Esta pesquisa procurou investigar quais as necessidades formativas para a Educação das Relações Étnico-raciais, no campo das Africanidades brasileiras e História da África, junto aos docentes que se tornaram sujeitos ...
-
Literatura infantojuvenil e a formação docente para a educação das relações étnico-raciais
(2020)RESUMO: O trabalho aqui apresentado se insere na linha de pesquisa de Formação de Professores do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades do Instituto Federal do Espírito Santo - IFES, campus Vitória. Ele ...
-
Cultura imaterial e diversidade étnico-racial da Serra na formação docente : pelos caminhos do Congo e da Folia de Reis
(Vitória, 2020)RESUMO: As constituições socioculturais brasileiras foram norteadas pelas desigualdades geradas a partir do processo colonizador, e ratificadas dentro do sistema capitalista, privilegiando a cultura eurocêntrica, invisibilizando ...
-
Entrelaçando os fios da educação ambiental, saúde mental e trabalho em educação pelas redes de conversações
(Vitória, 2019)RESUMO: O trabalho aqui apresentado se insere na linha de pesquisa de “Formação de Professores” do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades do Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes, campus Vitória. Problematiza ...
-
Contribuições aos saberes em inclusão escolar dos profissionais que atuam nos Núcleos de Atendimento às Necessidades Específicas (NAPNEs)
(2019)RESUMO: Este artigo teve por objetivo geral analisar o que são considerados saberes em inclusão escolar, conhecimentos, formais e informais, sobre as práticas de inclusão escolar de pessoas da educação especial, aprendidos ...
-
Identidade pomerana: uma viagem formativa desvelando conflitos soterrados
(Vitória, 2018)RESUMO: Esta pesquisa indaga quais conflitos se colocam na construção da atual identidade do povo pomerano na cidade de Santa Maria de Jetibá (ES) e em que medida esses conflitos se encontram em evidência ou soterrados na ...
-
Formação de professores do campo em tecnologias digitais por meio do letramento digital, coletividade e emancipação no ensino fundamental
(Vitória, 2019)RESUMO: Este trabalho apresenta uma pesquisa vinculada à linha de investigação “Formação de professores” do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades, do Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades, ...
-
Tecnologias digitais e ensino do esporte na formação continuada de professores de Educação Física
(Vitória, 2020)RESUMO: Esta pesquisa buscou contribuir, no campo da formação continuada, para discussões e reflexões sobre as tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem dos esportes como objeto de conhecimento curricular, ...
-
Autismo, linguagem e inclusão: as práticas pedagógicas sob a abordagem epilinguística e sociológica
(Vitória, 2018)RESUMO: Esta pesquisa se insere na linha de pesquisa de práticas educativas do Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades. Ela objetiva compreender como ocorreu o desenvolvimento da linguagem de uma estudante com autismo ...
-
Abordagem temática freiriana sobre relações étnico-raciais nos anos iniciais do ensino fundamental
(Vitória, 2019)RESUMO: O objetivo deste trabalho foi estudar os aspectos didático-metodológicos de ensino no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental, para abordar temáticas étnico-raciais a partir de uma prática pedagógica ...
-
Rompendo muros, trilhando conhecimentos: contribuições da aula de campo para a alfabetização científica
(Vitória, 2018)RESUMO: O presente apresenta pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES), cujo o objetivo é desenvolver uma ...
-
Grêmio estudantil: caminhos para a emancipação
(Vitória, 2018)RESUMO: A presente dissertação está inserida na linha de Práticas Educativas do Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades, do Instituto Federal do Espírito Santo, e nas discussões acerca do conceito de emancipação, ...
-
Refazer o caminho da história local: uma possibilidade de ensino a partir da parceria "escola & comunidade"
(Vitória, 2018)RESUMO: O presente texto relata um projeto de pesquisa do curso de Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), campus Vitória (ES). Buscou-se responder à seguinte questão: ...
-
O entorno da Vale S.A. na perspectiva do direito à cidade educativa: da miopia verde à catarse do pó preto
(Vitória, 2018)RESUMO: Esta pesquisa problematiza e critica as dinâmicas ambientais entre a Vale S.A. e o seu entorno, em especial no que tange à emissão do “pó preto”, com o intuito de transformar essa problematização em subsídio para ...
-
O lugar dos sambaquis no acervo do patrimônio cultural do município de Presidente Kennedy-ES: uma formação de professores dialógico-dialética
(Vitória, 2017)RESUMO: Esta pesquisa discute os espaços territoriais como documentos vivos, que ensejam interpretações e possibilidades educacionais para múltiplos conhecimentos, e a memória e o esquecimento como produtos sócio-histó ...
-
Descobrindo sambaquis: uma proposta de educação patrimonial com a comunidade escolar do distrito de Jaqueira, Presidente Kennedy-ES-Brasil
(Vitória, 2017)RESUMO: A Educação Patrimonial pode ser compreendida como um processo educativo, formal ou não formal, cujo objeto é o patrimônio cultural, sendo este caracterizado por todos os bens de natureza material ou imaterial que ...
Redes Sociais