A formação para o ofício da pesca no município de Piúma/ES: da EscoPesca ao Instituto Federal do Espírito Santo
Dissertação de Mestrado
RESUMO: A presente pesquisa aborda a história da formação para o ofício da pesca no município de Piúma. Seu objetivo geral é analisar as transformações da Educação Profissional voltada à cadeia produtiva pesqueira, oferecida no passado pela Escola de Pesca e atualmente pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes). A Escola de Ensino Fundamental e de Pesca atuou por cerca de 23 anos e deixou um rico legado não só para o município, mas para toda microrregião Litoral Sul do estado do Espírito Santo. Atualmente, o Ifes campus Piúma dá continuidade a esse legado, ofertando educação profissional e tecnológica na área de recursos naturais, com foco no setor pesqueiro. O presente estudo assume-se como uma investigação histórica em consonância com o fazer historiográfico desenvolvido a partir da Escola dos Annales, lançando luz à diversidade das fontes e entrelaçando os relatos orais dos sujeitos que vivenciaram os acontecimentos do passado aos documentos e às fotografias obtidas junto aos arquivos. Essa materialidade foi analisada em diálogo com os contributos teóricos de Maurice Halbwachs (2003), Ecléa Bosi (2003), Pierre Nora et al. (1993), Jacques Le Goff (1990), Chartier (1988), Maria Ciavatta (2005) e Marise Ramos (2014), entre outros, evidenciando indícios da existência de uma memória coletiva construída em torno da atividade pesqueira e da atuação das duas instituições de ensino e fomentando a produção de um vídeo documentário como produto educacional. Como resultado, apresentamos uma narrativa histórica sobre, as transformações na formação profissional de trabalhadores para o ofício das atividades pesqueiras no contexto escolar estudado.
ABSTRACT: This research addresses the history of training for the fishing craft in the Piúma's municipality. Its general objective is to analyze the transformations of Professional Education aimed at the fishing production chain, it was offered in the past by the fishing school and currently by the Federal Institute of Espírito Santo (Ifes). the elementary fishing school worked for about 23 years and left a rich legacy not only for the municipality but for the entire South Coast micro-region of the State of Espírito Santo. Currently, Ifes campus of Piúma continues this legacy, offering professional and technological education in the natural resources area, focusing on the fishing sector. The present study assumes itself as a historical investigation in line with the historiographical work developed from the Annales School, giving light to the diversity of sources, intertwining the oral reports of the subjects who experienced the events of the past to the documents and photographs obtained from the archives. This materiality was analyzed in a dialogue with the theoretical contributions of Maurice Halbwachs (2003), Ecléa Bosi (2003), Pierre Nora et al. (1993), Jacques Le Goff (1990), Chartier (1988), Maria Ciavatta (2005) and Marise Ramos (2014), among others, and show evidence of the existence of a collective memory built around the fishing activity and the performance of the two educational institutions and encouraged the production of a documentary video as an educational product. As a result, we present a historical narrative about the transformations in the professional training of workers for the craft of fishing activities in the school context studied.
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