Metacognição e estratégias de ensino metacognitivo: uma revisão de literatura analítica

Xavier, César Silva (2022)

Tese de doutorado

RESUMO: A pesquisa aqui apresentada se dedicou em identificar, selecionar e analisar Estratégias de Ensino Metacognitivo (EEM) disponíveis na literatura científica, com o objetivo de aproximar do contexto escolar o que tem sido produzido na academia. Situa-se, sob a perspectiva do Grupo de Estudos em Aprendizagem e Cognição (GEAC) em uma de suas vertentes que, nos últimos anos, vem se dedicando ao estudo da metacognição relativa à organização, descrição, operacionalização e execução de estratégias que visam a estimular nos aprendizes a capacidade de utilizar processos metacognitivos em situações de aprendizagem. Assim, o presente estudo recorreu a duas revisões da literatura, sendo uma com recorte temporal entre 1997 e 2017, e outra entre 2017 e 2021. Na revisão realizada no recorte 1997-2017, havia 30 artigos inicialmente selecionados; após os critérios de exclusão adotados nesta pesquisa, 13 tornaram-se elegíveis, sendo selecionados para a leitura integral, dos quais se retiraram 7 para incluir no inventário desta tese. Na revisão realizada com recorte entre 2017 e 2021, havia 287 artigos inicialmente selecionados; após a aplicação dos critérios de exclusão, 62 deles se tornaram elegíveis, sendo selecionados para a leitura integral, quantidade reduzida a 8 itens, incluídos, por fim, no inventário desta tese. Entre os 15 artigos incluídos, 5 foram analisados com maior ênfase e profundidade quanto: i. aos constructos utilizados em integração com a teoria metacognitiva; ii. aos aspectos metacognitivos das EEM estudadas; iii. a descrição dos procedimentos de aplicação; e iv a análise da exequibilidade considerando a perspectiva da escola pública brasileira. Os resultados demonstraram que parte significativa das EEM disponíveis e selecionadas da literatura foi excluída devido à dificuldade de reprodução no contexto escolar brasileiro. Verificou-se que todas as EEM utilizaram outros constructos integrados com a metacognição, dos quais se destacam: Aprendizagem Autorregulada; Aprendizagem Significativa; Mapa Conceitual; Diário de Aprendizagem; Utilidade pessoal e motivação; V de Gowin; Taxonomia de Bloom revisada; Natureza da Ciência; Avaliação Formativa; e Instrução por Investigação. Além do mais, entre as EEM incluídas e analisadas com maior profundidade, verificou-se grande potencial quanto: à perspectiva da metacognição, à aprendizagem, à cognição social, à infraestrutura necessária, à exequibilidade. No entanto, sob a perspectiva do custo em termos de conhecimento e capacitação dos professores, muitos desafios hão de ser enfrentados. De modo geral, os resultados desta pesquisa permitem o avanço da aproximação entre a produção acadêmico/científica e a realidade escolar, uma vez que a descrição das 5 EEM, analisadas profundamente, fornece condições para a elaboração de sequências didáticas por professores de ciências da natureza do ensino básico interessados na aplicação de conteúdos científicos com ênfase no desenvolvimento metacognitivo de seus estudantes.

ABSTRAC: he research presented here was dedicated to identifying, selecting, and analyzing Metacognitive Teaching Strategies (EEM) available in the scientific literature, to bring what has been produced in the academy closer to the school context. Initially, from the perspective of the Study Group on Learning and Cognition (GEAC) which, in recent years, has been dedicating itself to the study of metacognition; one of the research strands is committed to the organization, description, operationalization, and execution of strategies that aim to stimulate in learners the ability to use metacognitive processes in learning situations. Thus, the present study used two literature reviews, one with a time frame between 1997 and 2017, and another between 2017 and 2021. In the review carried out in the 1997-2017 period, there were 30 articles initially selected; after the exclusion criteria adopted in this research, 13 became eligible, being selected for full reading, of which 7 were withdrawn to include in the inventory of this thesis. In the review carried out with a cut between 2017 and 2021, there were 287 articles initially selected; after applying the exclusion criteria, 62 of them became eligible, being selected for full reading, amount reduced to 8 items, and finally included in the inventory of this thesis. Among the 15 articles included, 5 were analyzed with greater emphasis and depth regarding i. the constructs used in integration with the metacognitive theory; ii. the metacognitive aspects of the EEM studied; iii. description of application procedures; and iv the analysis of feasibility considering the perspective of the Brazilian public school. The results showed that a significant part of the EEM available and selected from the literature was excluded due to the impossibility of reproduction in the school context. It was found that all EEMs used other constructs integrated with metacognition, of which the following stand out: SelfRegulated Learning; Meaningful Learning; Conceptual map; Learning Diary; Personal utility and motivation; V for Gowin; Revised Bloom's Taxonomy; Nature of Science; Formative Assessment; and Instruction by Investigation. Furthermore, among the EEM included and analyzed in greater depth, there was great potential regarding the perspective of metacognition, learning, social cognition, the necessary infrastructure, and feasibility. However, from a cost perspective in terms of teacher knowledge and training, many challenges must be faced. In general, the results of this research allow the advancement of the approximation between academic/scientific production and the school reality, since the description of the 5 EEM, analyzed in-depth, provides conditions for the elaboration of didactic sequences by teachers of natural sciences students interested in the application of scientific content with an emphasis on the metacognitive development of their students.


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