As águas do rio Itapemirim: abordagem temática a partir de aula de campo no ensino fundamental com vistas à alfabetização científica
Dissertação de mestrado
RESUMO: A pesquisa objetivou investigar as contribuições da abordagem temática freiriana “Águas do Rio Itapemirim” para a promoção da Alfabetização Científica (AC) de alunos da Educação Básica da etapa do Ensino Fundamental II a partir de uma aula de campo em diferentes espaços de educação não formal. A intervenção pedagógica foi planejada com enfoque CTSA, visando a promover debates sobre os impactos causados pelas ações antrópicas, potencializando a participação social nos problemas que emergem da complexa relação entre o homem e a natureza. Para fundamentar o trabalho, foram utilizados os referenciais teóricos da abordagem temática de Freire (1987, 1996, 2005, 2011), da Alfabetização Científica de Chassot (2000, 2004, 2017), Sasseron e Carvalho (2008) e da educação não formal de Ghon (2010). A pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso. Para a coleta de dados, foram utilizadas as técnicas de observação participante, notas de campo, diário de bordo, fotografias e vídeo gravação. Participaram da pesquisa 30 alunos de turmas de 6º ano, turno matutino, da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Pedro Siqueira. A pesquisa foi desenvolvida em quatro etapas: 1. Caracterização dos espaços de educação não formal sobre o Rio Itapemirim; 2. Elaboração da proposta pedagógica com abordagem temática “As Águas do Rio Itapemirim”; 3. Intervenção e; 4. Análise dos avanços da Alfabetização Científica. O objetivo foi promover ações pedagógicas que conduzissem os sujeitos a compreensão de fenômenos naturais no contexto do Rio Itapemirim, apontando as causas e consequências das interferências do homem no meio, tendo em vista o conhecimento de conteúdos definidos pela matriz curricular do 6º ano do Ensino Fundamental numa perspectiva interdisciplinar para promoção da Alfabetização Científica. Como conclusão, evidenciamos a importância da parceria entre os espaços de educação formal e os espaços de educação não formal para o processo de ensino-aprendizagem, visto que conceitos científicos emergem do mundo real onde os saberes dialogam naturalmente, despertando um olhar crítico e uma postura consciente frente às responsabilidades dos alunos, tomados como sujeitos sociais. Como produto educacional, foi desenvolvido um guia didático para o professor de ciências, no contexto da alfabetização científica, com enfoque CTSA, com a abordagem temática “Águas do Rio Itapemirim” e proposta de aula de campo para o Ensino Fundamental.
ABSTRACT: The goal of this study is to research the pedagogical contributions of the Freirian pedagogical approach of the “Itapemirim River Hidrographic Bay” for the promotion of the scientific alphabetization of students from basic education in middle school from the perspective of a field class as a non-formal educational space. An educational intervention with STSE approach was planned with the goal to promote debates about the impacts caused by the anthropic actions, enhancing the social participation in the problems that emerge from the complex relationship between Human and Nature. To justify the study, we used the theoretic referential from the thematic approach from Freire (1987, 1996, 2005, 2011), from the scientific alphabetization by Chassot (2000, 2004, 2017), STSE Education (2009) and Sasseron e Carvalho (2008), and non-formal education by Ghon (2010). This study is a qualitative one, a case study. Regarding data collection, we used the participative observation techniques, field notes, logbook, photographs, video recordings. Thirty students from the 1st year of middle school, morning classes, took part on this research, from the Pedro Siqueira Municipal School. The study was developed in four stages: 1. Characterization of the non-formal educational spaces of the Itapemirim River; 2. Elaboration of the pedagogical proposal with the thematic approach “The Waters from the Itapemirim River”; 3. Intervention and 4. Assessment of the Scientific Alphabetization. The aim was to promote pedagogical actions that lead the subjects to the understanding of the natural events in the context of the Itapemirim river, pointing out the causes and consequences of the interfering of men in the environment, bearing in mind the knowledge of the content defined by the school curriculum of the 1st year of middle school, under a multidisciplinary perspective of the development of the scientific alphabetization. The results highlight the importance of the partnership between the formal educational spaces and the nonformal ones, bearing in mind that scientific concepts emerge from the real world where the different knowledge interact naturally, evoking a critical stance and a conscious attitude toward the responsibilities as a social subject. With this research, we hope to develop a didactic guide, on the context of the scientific alphabetization with pedagogical possibilities that can broaden the teachers’ Science classes. As an educational product, a didactic guide was developed for the middle school science teacher, in the context of scientific literacy with a STSE focus, with the thematic approach “The Waters from the Itapemirim River” and a field class proposal for elementary school.
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