A cultura Maker na promoção da alfabetização científica a partir dos inventos de Leonardo da Vinci
dissertacao_mestrado
Esta pesquisa tem como objetivo analisar as possibilidades de contribuições da Cultura Maker, no Ensino Fundamental II do município de Vitória, com alunos do 9º ano, a partir das invenções de Leonardo da Vinci para a promoção da Alfabetização Científica. Para isso, procuramos usar como linha norteadora, os estudos de Leonardo da Vinci sobre o voo dos pássaros, que permitiu que ele esboçasse inventos como o paraquedas, o parafuso aéreo e o ornitóptero. Nesta perspectiva, buscamos trabalhar as relações entre ciência e a recriação dos inventos de Leonardo Da Vinci que abordam a dinâmica do voo, sob a ótica das noções básicas do ensino de física, acerca da resistência do ar, da gravidade, do peso e da massa. Para potencializar a aprendizagem, no que se refere a Alfabetização Científica utilizamos elementos da cultura maker, que fomenta o aspecto do aprender por meio do ‘fazer você mesmo”. A aprendizagem maker que ocorrerá a partir das invenções de Leonardo da Vinci possibilita a sistematização de ideias de cunho colaborativo para contribuir na transformação do educando em um sujeito autônomo, ou seja, capaz de gerir a sua própria aprendizagem. Para o desenvolvimento desta prática educacional, a utilização das ferramentas digitais será um importante suporte para estimular a aprendizagem científica.
This research aims to analyze the possibilities of contributions of the Maker culture, in Elementary School II in the city of Vitória, with 9th grade students, based on Leonardo da Vinci's inventions for the promotion of Scientific Literacy. For this, we tried to use as a guideline, Leonardo da Vinci's studies on the flight of birds, which allowed him to sketch inventions such as the parachute, the aerial screw and the ornithopter. In this perspective, we seek to work on the relationship between science and the recreation of Leonardo Da Vinci's inventions that address the dynamics of flight, from the perspective of the basics of physics teaching, about air resistance, gravity, weight and mass. . To enhance learning, with regard to Scientific Literacy, we use elements of the maker culture, which encourages the aspect of learning through 'doing it yourself'. The maker learning that will take place from the inventions of Leonardo da Vinci enables the systematization of ideas of a collaborative nature to contribute to the transformation of the student into an autonomous subject, that is, capable of managing their own learning. For the development of this educational practice, the use of digital tools will be an important support to stimulate scientific learning.
Redes Sociais