APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MATEMÁTICA: UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL
dissertacao_mestrado
Este estudo apresenta resultados pesquisa de mestrado sobre formação inicial de professores de Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática – Educimat – do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, oriundos de ações realizadas em estágio curricular supervisionado no contexto de um curso de licenciatura do Ifes campus Vitória. Tem por objetivo analisar, no movimento formativo, indícios da aprendizagem da docência em atividade de estágio de uma turma de licenciatura em Matemática do curso ofertado pelo Instituto Federal do Espírito Santo campus Vitória, na perspectiva histórico-cultural. A pesquisa em termos metodológicos encontra inspiração no método filosófico materialista histórico-dialético e alinha-se às proposições teóricas vinculadas à abordagem histórico-cultural, desenvolvidas por Vigotski, Leontiev, Moura, entre outros. Com base nesse aporte teórico, o conceito de atividade de ensino ocupa lugar privilegiado no processo das ações formativas do estágio. Os dados da pesquisa foram produzidos no segundo semestre de 2019, período em que ocorreram diferentes ações, como momentos de estudos coletivos, planejamento compartilhado de aulas de regência entre professores e licenciandos, desenvolvimento de propostas didáticas com estudantes do ensino fundamental da rede pública e participação em seminários de socialização de aprendizagens dos licenciandos. Os instrumentos utilizados para o registro desses dados foram gravações audiovisuais, fotografias, questionário, seminários, fóruns no Moodle e fontes como relatórios escritos. Considerando o conjunto dos dados, as análises apontam alguns indícios de aprendizagem da docência nas ações formativas desenvolvidas no estágio supervisionado. Os futuros docentes enfrentaram questões desafiadoras, gerando alguns sentimentos de medo, insegurança, nervosismo. Destaca-se aqui a necessidade de organização do ensino, pois o ato de planejar requer dedicação, e o planejamento coletivo foi uma das ações formativas importantes para a organização da regência. Ao final, com o processo formativo, foi possível materializar um produto educacional para o professor formador com base nesta pesquisa.
This report presents the results of the Master's research on initial training of mathematics teachers, from the Postgraduate Program in Science and Mathematics Education - Educimat of the Federal Institute of Espírito Santo - Ifes arising from actions carried out in a supervised curricular internship in the context of a course degree at Ifes, Vitória campus. Its objective is to analyze, in the formative movement, evidence of teaching learning in an internship activity of a mathematics degree course offered by the Federal Institute of Espírito Santo, Vitória campus, in the cultural historical perspective. The research in methodological terms finds inspiration in the dialectical historical materialist philosophical method and is aligned with theoretical propositions linked to the cultural historical approach, developed by Vygotsky, Leontiev, Moura and others. Based on this theoretical contribution, the concept of teaching activity occupies a privileged place in the process of the training actions of the internship. The research data were produced in the second half of 2019, a period in which we followed different actions, such as moments of collective studies, shared planning of conducting classes between teachers and undergraduates, development of didactic proposals with elementary school students from the public network and participation in seminars to socialize the students' learning. The instruments used to record these data were audiovisual recordings, photographs, questionnaires, seminars, Moodle forums and sources such as written reports. Considering the data set, the analyzes indicate some evidence of teaching learning in the training actions developed in the supervised internship. Future teachers faced challenging issues, generating some feelings of fear, insecurity, nervousness. The need to organize teaching is highlighted here, as the act of planning requires dedication and collective planning was one of the important formative actions for the organization of the regency. In the end, with the training process, it was possible to materialize an educational product for the teacher trainer based on this research.
Redes Sociais