Formação docente para adequação curricular por meio do plano de ensino individualizado
Dissertação de mestrado
RESUMO: O presente trabalho investigou o Plano Educacional Individualizado para desenvolver, como produto educacional, uma proposta de curso on-line, aberto e massivo para que os docentes recebam orientações para a elaboração de planos educacionais adequados, com o propósito de fomentar a educação inclusiva e contribuir com suas práticas pedagógicas, a partir da análise de produções já publicadas sobre a temática. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e exploratória, com o uso da técnica de revisão bibliográfica. A pesquisa bibliográfica foi realizada nas bases de dados Portal da Capes, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e Google Acadêmico, utilizando, nos três casos, os descritores “Plano Educacional Individualizado”, “Plano Educacional Individualizado na EPT” e “Plano Educacional Individualizado nos Institutos Federais de Educação”. Os critérios para seleção dos trabalhos foram, em ordem de prioridade: estudos mais recentes, do ano de 2017 em diante; estudos nacionais, publicados em língua portuguesa; pesquisa realizada no Instituto Federal de Educação do Espírito Santo; pesquisa no contexto da Educação Profissional e Tecnológica; pesquisa que abordasse o contexto da pandemia; estudos sobre o PEI e formação docente. A análise dos trabalhos ocorreu com base em três questões norteadoras, que foram: os estudos apresentam a definição de Plano Educacional Individualizado (PEI) de forma clara e objetiva? Abordam a operacionalização do Plano Educacional Individualizado (PEI) de maneira detalhada, contemplando cada uma de suas etapas? Demonstram a contribuição do PEI no processo escolar do aluno públicoalvo da educação especial? Os resultados da pesquisa apontaram que o Plano Educacional Individualizado tem potencial para contribuir de forma relevante no processo de aprendizagem do aluno com ou sem deficiência e que o planejamento individualizado, junto ao trabalho colaborativo, são estratégias que oportunizam ao educando a possibilidade do aprender significativo.
ABSTRACT: This study investigated the Individualized Educational Plan to develop, as an educational product, a proposal for an online, open, and massive course so that teachers can be guided for the elaboration of adequate educational plans, with the purpose of promoting inclusive education and contributing with their pedagogical practices, based on the analysis of productions already published on the subject. This research has a qualitative and exploratory approach, using the bibliographic review technique. The bibliographic research was carried out in the “Capes” Portal, Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) and Google Scholar databases, using, in the three cases, the descriptors “Individualized Educational Plan”, “Individualized Educational Plan in the EPT” and “Individualized Educational Plan in the EPT”. Individualized Educational Plan in the Federal Institutes of Education”. The criteria for selecting the works were, in order of priority: most recent studies, from 2017 onwards; national studies, published in Portuguese; research carried out at the Federal Institute of Education of Espírito Santo; research in the context of Vocational and Technological Education; research that addressed the context of the pandemic; studies on the IEP and teacher training. The analysis of the works was based on three questions: do the studies present the definition of Individualized Educational Plan (IEP) in a clear and objective way? Do they approach the operation of the Individualized Educational Plan (IEP) in detail, covering each of its stages? Do they demonstrate the contribution of the IEP in the school process of the student who is the target audience of special education? The research results showed that the Individualized Educational Plan has the potential to contribute significantly to the learning process of students with or without special needs and that individualized planning, together with collaborative work, are strategies that provide the student with the possibility of meaningful learning.
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