Mercado da Vila Rubim: transformações urbanas e processos de segregação socioespacial

Ribeiro, Luciano (2022)

Dissertação de Mestrado

RESUMO: Dentro da ampla possibilidade estudo das cidades, delimita-se como nosso tema o estudo dos mercados públicos e sua potencialidade, especificamente o estudo do Mercado Municipal da Vila Rubim em Vitória-ES. Tendo em vista o horizonte político-pedagógico de Educação na Cidade, assumido pelo Grupo de Estudos sobre Educação na Cidade e Humanidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Gepech/Ifes), indaga-se quais conflitos e contradições podem ser observados e revelados sobre o processo de transformação do Mercado da Vila Rubim. Tem-se como objetivo geral criticar as dinâmicas de transformação do Mercado da Vila Rubim, de modo a converter tais reflexões em subsídio para o material educativo a ser compartilhado e avaliado por professores da educação básica. A fim de trazer essa discussão, desenvolve-se uma pesquisa teórico-empírica, composta por uma análise documental, registros de visitas e observações no Mercado da Vila Rubim e seu entorno, assim como conversas e entrevistas com associações de comerciantes do mercado e do entorno, comerciantes de produtos tradicionais, frequentadores, moradores e consumidores. A análise de dados aponta a presença de processos de segregação socioespacial, a desvalorização e invisibilização, tanto dos grupos de comerciantes quanto de práticas e de mercadorias tradicionalmente vendidas no mercado e em seu entorno, processos de homogeneização, tentativas de revalorização do espaço, mediante táticas de maquiagem urbana, “revitalização”, proveniente de políticas públicas em defesa dos interesses das grandes corporações e dos grupos hegemônicos, pondo à margem as parcelas mais pobres da população e os comerciantes que desenvolvem suas atividades no “Lado B”, isto é, deixando-os segundo plano, negando-lhes o DIREITO À CIDADE, ampliando os processos de segregação socioespacial, ameaçando suas identidades e tradições e interferindo nos usos, funções e morfologia do mercado e do seu entorno.


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