Educação estética e científica mediada pelas obras de arte do acervo do Ifes : formação omnilateral no ensino médio integrado
Dissertação de mestrado
RESUMO: O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) possui um acervo de obras de arte alocado em setores administrativos do campus Vitória. O acesso às obras é restrito a um público limitado, demandando ações educativas para ampliar o encontro com tal acervo. Ações iniciais foram realizadas, a partir de um Projeto de Iniciação Científica no campus Vitória. Contudo, verificou-se a possibilidade de aprofundar essas ações em outro espaço do Ifes, o campus Montanha. Diante desse contexto, a pesquisa estabeleceu diálogo com os pressupostos da Educação Estética e da Educação Científica com ênfase no movimento CTSA e também com as discussões entre ciência e arte. Desse modo, o presente estudo teve como objetivo contribuir com a Educação Estética e Científica dos alunos do campus Montanha por meio de leitura de imagens e jogos teatrais a partir das obras de arte do acervo do Ifes campus Vitória, com ênfase nas relações ciência e arte, aproximando-se da pesquisa intervenção devido ao seu caráter democrático, colaborativo, interdisciplinar e constantemente avaliativo. A pesquisa teve como locus o Instituto Federal do Espírito Santo campus Montanha e como sujeitos os alunos do Ensino Médio Integrado. Relata as intervenções realizadas junto ao Grupo de Teatro do Ifes campus Montanha, planejadas a partir dos momentos pedagógicos da Pedagogia Histórico-Crítica preconizada por Dermeval Saviani. De modo a divulgar a proposta e produzir dados da pesquisa a Exposição das obras de arte do acervo do Ifes campus Vitória realizada no campus Montanha organizada Formação de Professores. A exposição foi visitada por 219 alunos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio desse campus e participaram da formação de professores 53 profissionais. Com base no que foi vivenciado e analisado, é possível concluir que leituras de imagens e jogos teatrais, a partir das obras/artistas do acervo do Ifes, possibilitaram o debate sobre o conhecimento científico e contribuíram para a Educação Estética e Científica dos alunos dessa instituição, superando a visão fragmentada entre esses campos do saber.
ABSTRACT: The Federal Institute of Espírito Santo (Ifes) has a collection of works of art located in administrative departments of the Vitória campus. Access to the works is restricted to a limited audience, demanding educational actions to expand the meeting with such a collection. Initial actions have already been carried out, starting from a Scientific Initiation Project at the Vitória campus. However, the possibility of deepening these actions in another space of the Ifes, the Montanha campus, was verified. Given this context, the research established a dialogue with the assumptions of Aesthetic Education and Scientific Education with an emphasis on the CTSA movement and also with the discussions between science and art. In this way, it aimed to contribute with the Aesthetic and Scientific Education of the students of the campus Montanha by means of reading of images and theatrical games from the works of art of the collection of Ifes campus Vitória, with emphasis in the relations science and art. Approached intervention research due to its democratic, collaborative, interdisciplinary and constantly evaluative character. It had as locus the Federal Institute of the Holy Spirit Montanha campus and as subjects the students of the Integrated High School. It reports on the interventions made at the Theater Group of the Ifes Montanha campus, planned from the pedagogical moments of the Historical-Critical Pedagogy advocated by Dermeval Saviani. In order to publicize the proposal and produce data from the research organizes Teacher Training, the Exhibition of works of art from the library of the Ifes campus Vitória held at the Montanha campus. The exhibition was visited by 219 students of the technical courses integrated to the High School of this campus and participated in the teacher training 53 professionals. Based on what was experienced and analyzed it is possible to conclude that readings of images and theatrical games from the works/artists of the collection Of the Ifes made possible the debate about the scientific knowledge and contribute to the Aesthetic and Scientific Education of the students of this institution, overcoming the fragmented vision between these fields of knowledge.
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