Guia didático: listening, speaking reading and writing

Lacerda, Fabiana Eduardo Campanharo ; Oliveira, Márcia Gonçalves de (2022)

livro

A elaboração de um Produto Educacional (PE) é uma das exigências para a obtenção do título de Mestre Profissional em EPT. Considera-se (PE), na Área de Ensino, o resultado tangível, oriundo de um processo gerado a partir de uma atividade de pesquisa. O PE deve ser elaborado com o intuito de responder a uma pergunta/ problema oriunda do campo de prática profissional, podendo ser um artefato real ou virtual, ou, ainda, um processo (Bessemer; Treffinger, 1981). De acordo com Leodoro e Balkins (2010), a produção e a aplicação de produtos educacionais devem propor melhorias nas áreas específicas de ensino, constituindo um material que possa ser usado por outros profissionais. Além disso, esse material cria a oportunidade de uma conexão, na qual há variedade de comunicação, que possa ser significativa, para contribuir com o ensino em diferentes contextos. Nesse contexto, este PE é uma Sequência Didática (SD), que será materializada no formato de um Guia Didático. Para Zabala (1998, p.18), SD é “um conjunto de atividades ordenadas, estruturadas e articuladas para a realização de certos objetivos educacionais, que têm um princípio e um fim conhecido tanto pelos professores como pelos alunos”. Ainda de acordo com o autor, a sequência didática possibilita uma melhor atuação do docente, o que resulta do conhecimento mais profundo das variáveis atuantes e do papel que cada uma delas assume no processo de aprendizagem dos alunos. A proposta neste trabalho tem como objetivo desenvolver as quatro habilidades linguísticas para a língua inglesa: listening (ouvir), speaking (falar), reading (ler) e writing (escrever). Este formato de produto tem como objetivo apresentar contribuições teóricometodológicas para o ensino de língua inglesa na EAM. A SD segue o modelo estrutural concebido por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), com etapas de trabalho organizadas em momentos articulados entre si.