A contação de histórias na educação infantil e o desenvolvimento e aprendizagem das crianças

Baptistini, Maria Felomena Furtado de Souza (2022)

Trabalho de conclusão de curso

RESUMO: Esta pesquisa visa analisar como a contação de histórias interfere no processo de ensino aprendizagem e no desenvolvimento de crianças da educação infantil e como o professor pode explorar as histórias nas práticas pedagógicas cotidianas. Foram levantadas as seguintes hipóteses: ouvir e recontar histórias ajuda no desenvolvimento da oralidade, imaginação das crianças, contribuindo para o reconhecimento das letras e favorecendo a alfabetização; proporciona a interação, o prazer de ler, desenvolve a socialização, a criatividade, as capacidades cognitivas, inteligência emocional, contribui para a formação de valores e para a formação de futuros leitores. Tem como objetivo geral analisar como a contação de histórias interfere no processo de ensino aprendizagem e no desenvolvimento das crianças da educação infantil. Especificamente, objetivamos: analisar as vantagens da contação de histórias na educação infantil; caracterizar como as histórias despertam o interesse das crianças e, refletir sobre a melhor maneira de explorar o momento de contação de histórias visando o aprendizado e o desenvolvimento das crianças. Quanto à natureza do problema, a pesquisa caracteriza-se como qualitativa. Quanto aos objetivos classifica-se como exploratória e, quanto aos procedimentos de coleta de dados, identifica-se como uma pesquisa de campo, do tipo pesquisa-ação. Para obtenção dos dados foram realizadas intervenções com as crianças na sala de aula da turma da educação infantil (Pré I), a partir de contação de histórias e enviado questionário para a famílias das crianças responderem sobre a importância de contarhistórias para as crianças e oportunizar o acesso das mesmas aos livros infantis. Dentre os principais autores que colaboraram para o embasamento teórico estão: Abramovich (1995), Bernardino e Souza (2011), Busto (2006), Coelho (2002), Faria (2010), Lima (2008), Porto (2016), Rodrigues (2005), Silva (2009). Constatou-se que a contação de histórias na educação infantil interfere no aprendizado e no desenvolvimento das crianças, nos aspectos cognitivo e emocional. A partir das histórias o professor tem a possibilidade de desenvolver diferentes situações de aprendizagem de forma lúdica, que despertam o interesse das crianças que relacionam o mundo do faz de conta com a vida real, tornando a aprendizagem significativa e prazerosa.

ABSTRACT: This research aims to analyze how storytelling interferes in the teaching-learning process and in the development of children in early childhood education and how the teacher can explore stories in everyday pedagogical practices. The following hypotheses were raised: listening and retelling stories helps in the development of orality, children's imagination, contributing to the recognition of letters and favoring literacy; provides interaction, the pleasure of reading, develops socialization, creativity, cognitive abilities, emotional intelligence, contributes to the formation of values and to the formation of future readers. Its general objective is to analyze how storytelling interferes in the process of teaching learning and the development of children in early childhood education. Specifically, we aim to: analyze the advantages of storytelling in early childhood education; characterize how stories arouse children's interest and reflect on the best way to explore the storytelling moment aiming at children's learning and development. As for the nature of the problem, the research is characterized as qualitative. Regarding the objectives, it is classified as exploratory and, regarding the data collection procedures, it is identified as a field research, of the action research type. To obtain the data, interventions were carried out with the children in the classroom of the early childhood education class (Pre I), based on storytelling and a questionnaire was sent to the children's families to respond about the importance of telling stories to children and providing opportunities for their access to children's books. Among the main authors who contributed to the theoretical basis are: Abramovich (1995), Bernardino e Souza (2011), Busatto (2006), Coelho (2002), Faria (2010), Lima ( 2008), Porto (2016), Rodrigues (2005), Silva (2009). It was found that storytelling in early childhood education interferes with children's learning and development, in cognitive and emotional aspects. From the stories, the teacher has the possibility to develop different learning situations in a playful way, which arouse the interest of children who relate the world of make-believe with real life, making learning meaningful and enjoyable.


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