Horta escolar como proposta de abordagem CTS/CTSA da química do ensino médio

Zanqui, Renato (2022)

Dissertação de mestrado

RESUMO A pesquisa em tela objetivou estudar os aspectos teóricos e metodológicos de um projeto denominado Estufinhas, considerando o contexto da disciplina de Química de Ensino Médio. A temática horta escolar, tratada neste projeto, é um tema guarda chuva que permite levar para sala de aula experiências das histórias de vida dos estudantes, questões locais e regionais, além de possibilitar conexões com diferentes áreas de conhecimento, complementando os conteúdos disciplinares. Buscou-se uma proposta de educação no âmbito da abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente – CTS/CTSA, em conformidade aos pressupostos de uma pedagogia dialógico-problematizadora em Paulo Freire, perpassando por conteúdos de Química, Biologia, Física, Ecologia, Nutrição, Agricultura, Ciências da Saúde e Ciências Ambientais. O projeto Estufinhas foi desenvolvido numa EEEFM localizada no Município de Marechal Floriano, ES, Brasil. Para materializar sua execução na sala de aula, foi utilizada uma metodologia ativa da Aprendizagem Baseada em Projetos – ABP, com a organização de grupos de trabalho, envolvendo 25 alunos da terceira série do Ensino Médio. Tratou-se de uma investigação qualitativa de aplicação de uma intervenção escolar, para tanto, utilizou-se como instrumento questionários, registros fotográficos, diário de bordo e relatório de atividades durante o desenvolvendo das aulas na horta escolar e também, visita técnica e a campo, e que foram analisadas com base em referenciais como Glen Aikenhead, Wildson Santos, Décio Auler, Paulo Freire, William Bender, entre outros. O produto educacional consistiu na confecção de um guia didático que envolve a descrição de algumas atividades sob a temática guarda-chuva “Horta escolar e Ensino de Química numa perspectiva CTS/CTSA” no contexto escolar, podendo servir como referência para professores da Educação Básica.

ABSTRACT The screen research aimed to study the theoretical and methodological aspects of a project called Greenhouses, considering the context of the discipline of High School Chemistry. The school garden theme, addressed in this project, is an umbrella theme that allows bringing to the classroom experiences of students' life stories, local and regional issues, in addition to enabling connections with different areas of knowledge, complementing disciplinary content. We seek an education proposal within the Science, Technology, Society and Environment - CTS/CTSA approach, in accordance with the assumptions of a dialogic-problematic pedagogy in Paulo Freire, covering contents of Chemistry, Biology, Physics, Ecology, Nutrition, Agriculture, Health Sciences and Environmental Sciences. The Estufinhas project was developed in an EEEFM located in the Municipality of Marechal Floriano, ES, Brazil. To materialize its execution in the classroom, an active methodology of Project-Based Learning - PBL was used, with the organization of work groups, involving 25 students from the third grade of high school. It was a qualitative investigation of the application of a school intervention, for that, questionnaires, photographic records, logbook and activity report were used as an instrument during the development of classes in the school garden and also, technical and field visits, and which were analyzed based on references such as Glen Aikenhead, Wildson Santos, Décio Auler, Paulo Freire, William Bender, among others. The educational product consisted of the creation of a didactic guide that involves the description of some activities under the umbrella theme “School Garden and Chemistry Teaching in a CTS/CTSA perspective” in the school context, which can serve as a reference for Basic Education teachers.


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