A LUDICIDADE NO ROLE PLAYING GAME (RPG) SOB A PERSPECTIVA DE VYGOTSKY APLICADA EM UMA ESCOLA DO MUNÍCIPIO DE SÃO MATEUS

Souza Júnior, Albeniz de ; Almeida, Lucas de (2022)

trabalho de conclusão de curso

O presente artigo buscou verificar a potencialidade do uso dos Role Playing Games (RPG) em sala aula para o estudo de história junto a alunos do ensino fundamental do munícipio de São Mateus/ES. Para tal, foi feito um estudo teórico acerca do elemento lúdico em ambiente escolar e ainda, a aplicação de jogos sob a perspectiva sócio interacionista de Vygotsky. O recorte escolhido para a realização da aventura foi a Belle Époque, momento de grandes inovações tecnológicas e euforia cultural na Europa. Os educandos são transportados para esse cenário a fim de compreender os conflitos e discordâncias que levaram à Grande Guerra. Dessa forma, por meio da aventura narrada e a interpretação de papéis espera-se uma imersão do educando e maior protagonismo no processo de aprendizagem. Os resultados obtidos demonstram uma maior propensão ao diálogo, resolução de conflitos e pensamento lógico.


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