Teoria e prática em conceitos de metodologias de resolução de problemas

Pontes, Alexandre de oliveira ; Vieira, Rônei Sandro (2022)

Trabalho de Conclusão de Curso

Apresentamos como a Resolução de Problemas (RP) deu origem a algumas Metodologias de Resolução de Problemas (MRP’s) distintas. Entre estas, está a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas (MEARP), que é o ponto principal de nossa atenção. Analisamos um relato de aplicação de MRP numa atividade de geometria espacial, avaliando se as características do trabalho estavam de acordo com o que era proposto em seu referencial teórico. Em seguida, fazemos sugestões de pequenas mudanças que podem fazer com que a atividade seja classificada numa ou noutra metodologia de resolução de problemas. De modo mais especial, salientamos aquelas mudanças que aproximam a atividade dos princípios da MEARP. Com esses contrastes, esperamos elucidar as diferenças entre essas MRP’s, além de aprofundarmos mais no conceito da MEARP. Para encontrarmos um relato de aplicação de MRP, compatível com nosso objetivo, realizamos uma pesquisa bibliográfica, na categoria de meta-análise, selecionando, inicialmente, artigos que continham o descritor “Resolução de Problemas”, em seu título. Na sequência, aplicamos os métodos denominados leitura de material, seletiva, exploratória, interpretativa e analítica, que nos permitiram encontrar o artigo adequado.

We present how Problem Solving (RP) gave rise to some different Problem Solving Methodologies (MRP's). Among these is the Methodology of Teaching-Learning-Assessment of Mathematics through Problem Solving (MEARP), which is the main point of our attention. We analyzed a report of the application of MRP in a spatial geometry activity, evaluating whether the characteristics of the work were in accordance with what was proposed in its theoretical framework. Then, we make suggestions for small changes that can cause the activity to be classified in one or another problem-solving methodology. More especially, we highlight those changes that bring the activity closer to the MEARP principles. With these contrasts, we hope to elucidate the differences between these MRPs, in addition to delving deeper into the MEARP concept. In order to find a report on the application of MRP, compatible with our objective, we carried out a literature search, in the meta-analysis category, initially selecting articles that contained the descriptor “Problem Solving” in their title. Subsequently, we applied the methods called material reading, selective, exploratory, interpretive and analytical, which allowed us to find the appropriate article.


Collections: