Metodologias ativas no contexto presencial e remoto

Freitas, Whéber Kaizer de ; Santos, Pollyana dos ; Passos, Marize Lyra Silva (2022)

livro

Este produto educacional, o Guia Prático Pedagógico Metodologias ativas no contexto presencial e remoto, é parte integrante da dissertação de mestrado intitulada “Ensino Remoto Híbrido na EPT apropriações tecnológicas e metodológicas docentes no contexto da pandemia de Covid 19 e perspectivas para o pós pandemia”, desenvolvida pelo pesquisador Whéber Kaizer de Freitas, sob orientação da Prof Dra Pollyana dos Santos e coorientação da Prof Dra Marize Lyra Silva Passos, apresentada ao Programa de Pós graduação em Educação Profissional e Tecnológica ProfEPT do Instituto Federal do Espírito Santo Ifes Campus Vitória O curso é destinado a professores da educação básica, especialmente os da EPT. O material deste guia prático pedagógico é resultado do minicurso ofertado no ano de 2021 para professores de uma escola da rede estadual do Espírito Santo. Aplicado presencialmente, o minicurso foi realizado nas dependências da instituição de ensino onde a pesquisa foi realizada Para tanto, foram utilizadas as metodologias ativas Ensino Híbrido e suas técnicas Sala de Aula Invertida e Rotação por Estações Aprendizagem Baseada em Problemas e Ensino Personalizado O curso teve duração de 10 horas, sendo elas divididas nos turnos matutino e vespertino O guia está organizado da seguinte maneira primeiramente o leitor encontrará informações a respeito de cada uma das metodologias elencadas acima ao final de cada apresentação será sugerida uma atividade utilizando a metodologia em questão assim como as ferramentas e materiais que foram utilizados As atividades propostas neste guia foram aplicadas com professores do ensino médio da rede estadual capixaba em Outubro de 2021 Espera se com este guia prático pedagógico que os atores do processo ensino aprendizagem sejam beneficiados assim como a educação de modo geral.


Collections: