Atividades Experimentais Investigativas em Física na perspectiva do Ensino Híbrido
dissertacao_mestrado
Propor-se investigar, analisar e explorar, com base em referenciais teóricos, como trabalhar a realização de atividades experimentais investigativas no contexto do ensino híbrido, seguindo a premissa da sala de aula invertida. Buscaram-se ferramentas de mediação adequadas a proposta, em promoção da alfabetização científica dos discentes. Para tanto, foi elaborada uma sequência didática com vistas a aproximar os conceitos de Eletrostática de aplicações tecnológicas na visão do aluno, tal ação subsidiada pela realização de atividades experimentais investigativas fora do ambiente escolar. Foram utilizadas ferramentas digitais para comunicação e mediação das experimentações, onde notou-se a familiarização dos alunos com ambientes virtuais, e que os mesmos se sentiram confortáveis em realizar os experimentos e expor dúvidas e/ou êxitos. A coleta de dados foi estruturada tendo com ponto central a análise de discurso segundo Orlandi (2009), sendo os discursos coletados de forma oral e escrita. A proposta aponta potencial em auxílio a superação de dificuldades para realização de atividades experimentais dentro do espaço escolar, pois contempla o contra turno do aluno. Dessa forma, o mesmo passa a ter certa liberdade de escolha quanto ao tempo e espaço onde realizará os experimentos. Com a utilização de ferramentas digitais como meio de comunicação e interação com os estudantes, buscou-se explorar possíveis formas de mediação, evidências que demonstrassem se houve Alfabetização Científica durante a sequência de ensino investigativa e se a proposta, enquanto modelo de ensino híbrido, seria validade nas respostas obtidas junto aos participantes. O produto educacional fruto da pesquisa é um guia didático em formato digital, composto por pontos relevantes à atuação docente, alinhado a proposta da pesquisa, que é o ensino do conteúdo de Eletrostática com vista à Alfabetização Científica.
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