O Pibid na formação inicial do licenciando em Matemática : construção de saberes da experiência docente
Dissertação de mestrado
RESUMO: Na educação brasileira, tem-se discutido muito, nos últimos anos, a formação inicial de professores de matemática. Esta investigação teve por objetivo analisar articulações de saberes específicos de matemática e pedagógicos com saberes experienciais da docência, explicitados por licenciandos inseridos no Pibid, em suas vivências do contexto escolar da educação básica. O referencial teórico foi fundamentado nas teorias de Maurice Tardif, saberes da experiência docente, Bernard Charlot, relação do sujeito com o saber, e Donald Schön, professores reflexivos, complementando com autores que têm discutido a formação inicial de professores de matemática. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, realizada com sete licenciandos em Matemática do Ifes/campus Vitória, participantes dos subprojetos do Pibid, no ensino fundamental e médio. A coleta dos dados ocorreu por observação participante, análise documental (documentos oficiais do Pibid e do curso de Licenciatura pesquisado), questionário aberto e entrevista para confirmação de dados. Os resultados apontaram algumas articulações de saberes da experiência docente, construídos no contexto da sala de aula, no ambiente escolar, na troca de experiência com professores de matemática e nas reflexões críticas sobre o processo que esse programa propiciou. Como produto final, procedeu-se à construção de um ambiente virtual colaborativo para contribuir com a educação matemática no ensino fundamental e médio, compartilhando as experiências entre as instituições de ensino superior, a educação básica e pesquisadores, por meio de vivências das aprendizagens que experienciaram os bolsistas do Pibid.
ABSTRACT: In Brazilian education, the initial training of mathematics teachers has been under discussion in recent years. So, this research aims to analyse the connection between the knowledge of teaching and the specific knowledge of mathematics with experiential teaching knowledge explained by undergraduates in Pibid inserted in their experiences of context elementary and secondary schools. The theoretical framework is based on the theories of Maurice Tardif, Bernard Charlot and Donald Schön concerning experiencial teaching knowledge, the relation of the subject to knowledge and the theory of reflective teaching respectively. To enrich our discussion, the ideas of some authors who have discussed the initial training of teachers of mathematics are also presented. This is a qualitative case study, conducted with undergraduates in mathematics from Ifes/Vitória campus, seven participants of the subprojects of Pibid, in elementary and secondary schools. The data was collected by participant observation, documentary analysis (official documents of both Pibid and the undergraduate course researched), open questionnaire and interview for data confirmation. The results show that experiential teaching knowledge is built in the context of the classroom, in the school environment, in the exchange with more experienced teachers of mathematics and in the critical reflections on the teaching process produced during PIBID project. At the end, a virtual environment to collaborate with mathematics education in elementary and secondary schools was developed so that the PIBID experiences could be shared among the university, elementary and secondary schools and researchers.
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