Ensino remoto/híbrido na EPT: apropriações tecnológicas e metodológicas docentes no contexto da pandemia de Covid-19 e perspectivas para o pós pandemia

Freitas, Whéber Kaizer de (2022)

Dissertação de mestrado

RESUMO: O contexto da pandemia de Covid-19 trouxe grandes desafios aos docentes de todos os níveis educacionais no Brasil. O ensino remoto emergencial e o ensino híbrido foram as soluções encontradas para dar continuidade ao processo de ensino-aprendizagem, mas sem proporcionar uma formação para tanto. Especificamente na rede estadual de ensino do Espírito Santo, isso aconteceu de maneira abrupta, forçando os profissionais da educação dessa rede a aprender a utilizar recursos tecnológicos que até então não conheciam ou nunca tinham usado. Esta pesquisa se propôs a investigar quais os saberes tecnológicos utilizados pelos professores da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem para possibilitar um trabalho remoto de qualidade e foi desenvolvida de abril de 2020 a dezembro de 2021. Os sujeitos envolvidos na pesquisa eram professores do ensino médio da rede pública do estado do Espírito Santo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa participante que teve como intuito auxiliar os docentes nesse processo a partir de um minicurso sobre o potencial das metodologias ativas em engajar os alunos mais significativamente no contexto presencial e remoto, culminando em um produto educacional que consistiu em um guia prático-pedagógico direcionado a professores da educação básica, especialmente os da EPT, com o objetivo de auxiliá-los a conhecer melhor essas metodologias. Verificou-se que a falta de equipamentos com conexão à internet por determinados alunos, o planejamento de determinadas atividades envolvendo metodologias ativas, a concepção do professor como expositor de conteúdos são fatores que não colaboram com a implementação dessas metodologias e precisam ser contornados. Em contrapartida, também se verificou que a colaboração entre os professores para a apropriação dos recursos tecnológicos, a aprendizagem acerca desses recursos agregada à prática docente e a tendência da combinação entre o presencial e o virtual no futuro como fatores que propiciam a implementação das metodologias ativas na prática cotidiana dos docentes.


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