Implantação do gerenciamento da rotina do trabalho do dia a dia em uma empresa de hidrografia e engenharia

Lanna, Bárbara Pilon (2019)

tcc

RESUMO: O mercado competitivo presente em grande parte dos setores tem forçado organizações a buscarem além de manter a qualidade de atendimento ao cliente, se preocupar em melhorá-lo, através da melhoria contínua dos seus processos. Além disso, o incessante estudo de meios e procedimentos que visam manter e melhorar o nível de satisfação do cliente é fundamental para atingir melhores resultados financeiros. O objetivo principal deste trabalho será implantar o Gerenciamento da Rotina do Trabalho do dia a dia em uma empresa do setor de Hidrografia e Engenharia. Nesta empresa, a falta de gerenciamento para padronizar, corrigir anomalias, eliminar erros e realizar melhorias contínuas, gerou grandes desperdícios de recursos. Para a implantação do GRD na empresa, foi identificado o seu processo mais crítico, as principais anomalias deste processo e foi elaborado e implantado um plano de ação. Para isso, utilizou-se o método de pesquisa-ação pois a pesquisadora interferiu no estudo de forma cooperativa, incentivando a elaboração e implantação do plano de ação. Portanto, a implantação do GRD proporcionou a identificação das principais causas de não conformidades na empresa e a redução de 71% dos custos adicionais gerados a partir das anomalias no processo.

ABSTRACT: The rival market has great importance for the improvement of the quality of the customer service, through the continuous improvement of its processes. In addition, the incessant study of means and procedures that aim to maintain and improve the level of customer satisfaction is fundamental to the results of the results. The objective of this work will be to implement the Work Routine Management in a company of the Hydrography and Engineering sector. In this company, a lack of management to standardize, correct anomalies, eliminate errors and perform continuous turns, has generated great resource resources. To the implementation of the GRD in the company, it was used the process analysis the critical, the main anomalies of the process and was elaborated and implantated in the plan of action. To do this, using the research method for the researcher action interfered in the study in a cooperative way, encouraging the elaboration and implementation of the action plan. Therefore, the GRD provided an identification of the main causes of nonconformities and a 71% reduction of the additional costs generated from the anomalies in the process.


Collections: