Utilização do sistema de informações geográficas no processo de otimização da roteirização do transporte escolar no estado do Espírito Santo

Patricio, Felipe Tabuas ; Barcellos, Rafaella Pereira (2022)

tcc

RESUMO: Um dos grandes desafios da educação enfrentados no Brasil é a oferta de transporte escolar aos alunos residentes em zonas rurais. Visando melhorar este cenário, a Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo implementou um modelo de mapeamento das rotas utilizando ferramentas de geoprocessamento (SIG) objetivando o fornecimento do transporte escolar ao aluno e a otimização de rotas e melhor custo para administração pública. Esta metodologia contemplou a elaboração de um fluxograma funcional e um estudo de caso do processo de roteirização no município de Domingos Martins, estado do Espírito Santo, no qual realizou-se uma análise comparativa entre o método sem e com o uso das ferramentas de geoprocessamento para a avaliação da otimização com o custo do transporte escolar para as rotas já existentes. Além de otimizar as rotas, foi possível obter melhor apuração dos custos finais do serviço a ser prestado. Foi utilizada uma base georreferenciada do município mencionado objetivando reduzir a distância total percorrida. Como restrições adicionais temos: limite máximo do trajeto casa até a escola que cada aluno pode realizar bem como capacidade de cada veículo. Os resultados desse trabalho indicaram uma redução significativa nos custos dos cenários apresentados e assim sendo, evidenciaram gastos excessivos de verbas públicas no transporte escolar rural.


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