A mobilização de conhecimentos na atividade docente em uma prática de modelagem matemática na perspectiva sociocrítica

Pagung, Karinna Maria Dias (2022)

dissertacao_mestrado

Esta pesquisa tem por objetivo principal investigar as estratégias que os professores de Matemática do ensino fundamental mobilizam para promover os conhecimentos matemático, tecnológico e reflexivo, abordados por Skovsmose em uma prática de Modelagem Matemática, sob a perspectiva sociocrítica, defendida por Barbosa. Partindo da concepção dos professores investigados sobre o ensino da Matemática, acompanhamos os docentes, desde o planejamento até o desenvolvimento de uma atividade de modelagem com alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. Observamos os conhecimentos que emergem durante a aprendizagem dos alunos, assim como as estratégias e ações pedagógicas suscitadas pelos docentes para produção desses conhecimentos. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada aplicada aos professores, registros em diário de campo e gravações audiovisuais da pesquisadora durante a investigação. Nas análises, verificou-se o papel preponderante do professor, na mobilização de conhecimentos, com ênfase ao conhecimento reflexivo. Possibilitou, também, a construção de um ambiente de aprendizagem investigativo, indicando que a inserção da Modelagem na sala de aula contribuiu para provocar o interesse dos estudantes para novas ações que favoreceram a percepção dos alunos à presença dos modelos matemáticos na sociedade e suas implicações sociais. O produto educacional oriundo da pesquisa foi um guia didático, baseado nos resultados obtidos durante a coleta de dados, no qual foram discutidas as experiências dos docentes participantes da pesquisa, a fim de promover reflexões e contribuir com a prática pedagógica de professores.

The objective of this work is to investigate the strategies that elementary school mathematics teachers mobilize to promote mathematical, technological and reflective knowledge, addressed by Skovsmose in a Mathematical Modeling practice, from the socio-critical perspective, defended by Barbosa. Starting from the conception of the investigated teachers about the teaching of Mathematics, we accompanied the teachers, from the planning to the development of a modeling activity with students in the final years of Elementary School. We observed the knowledge that emerges during the students' learning, as well as the pedagogical strategies and actions raised by the teachers to produce this knowledge. Data were collected through semi-structured interviews applied to teachers, field diary records and audiovisual recordings of the researcher during the investigation. In the analyses, the preponderant role of the teacher was verified, in the mobilization of knowledge, with emphasis on reflective knowledge. It also enabled the construction of an investigative learning environment, indicating that the insertion of Modeling in the classroom contributed to provoking students' interest in new actions that favored students' perception of the presence of mathematical models in society and their social implications. The educational product resulting from the research was a didactic guide, based on the results obtained during data collection, in which the experiences of the teachers participating in the research were discussed, in order to promote reflections and contribute to the pedagogical practice of teachers.


Collections: