Uso de tecnologias digitais na formação continuada de professores de língua inglesa nos anos finais do ensino fundamental

Ribeiro, Ruanna Bourguignon Gava (2022)

Dissertação de Mestrado

RESUMO: Visando o desenvolvimento social e humano de alunos e professores, em um mundo permeado por recursos multimidiáticos e de multiletramentos (ROJO, 2009), a leitura do mundo deve “articular modalidades diversas para além da escrita e que são influenciados pelas mudanças sociais e tecnológicas dos tempos atuais” (RIBEIRO, 2021, p.94).Tendo em vista isso, o presente trabalho trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo do tipo intervenção pedagógica (DAMIANI, 2013), com foco na formação de professores de língua inglesa acerca do uso pedagógico de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) por meio do ambiente virtual de ensino e aprendizagem Moodle, e que teve como público-alvo um grupo de professores de inglês do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da rede pública do estado do Espírito Santo. O principal objetivo da pesquisa foi analisar as percepções e como se encontrava a realidade para a oferta e uso de tecnologias digitais da equipe docente da área de Língua Inglesa dessa rede por meio de dados coletados com este grupo de professores, bem como propor práticas pedagógicas fazendo uso de TDICs nos anos finais do Ensino Fundamental. No primeiro momento foi realizada uma revisão sistemática do tipo ensaio (revisão da produção acadêmica) acerca do tema formação continuada de professores de língua inglesa e o uso de tecnologias no ensino de inglês, tendo como aporte teórico trabalhos de autores como BAKHTIN (2003), FREIRE (2005), KENSKI (2003), LEFFA (2006), MORIN (2007), ROJO (2009, 2012), SAVIANI (2013) e VYGOTSKY (2010), e pelos fundamentos do materialismo histórico-dialético de Karl Marx. A metodologia de ensino utilizada na formação foi calcada em autores com base histórico-cultural, como Bakhtin, Freire, Morin, Rojo, Saviani e Vygotsky. A formação permitiu que os professores compartilhassem atividades e projetos desenvolvidos em suas aulas, trocassem experiências com pares afins, fizessem reflexões e que houvesse mudanças na sua prática e visão de mundo, contribuindo para sua práxis educativa (FREIRE), atingindo um dos objetivos iniciais desta pesquisa. O produto final da pesquisa é um e-book para divulgação em rede dos materiais educativos da formação continuada piloto de professores e os conteúdos que eles criaram durante esse curso.

ABSTRACT: Aiming at the social and human development of students and teachers, in a world permeated by multimedia and multiliteracies resources (ROJO, 2009), the reading of the world “must articulate different modalities besides writing and which are influenced by the social and technological changes of the current times” (RIBEIRO, 2021, p.94). Based on that premise, the present work is a qualitative research of the type of pedagogical intervention (DAMIANI, 2013) with focus on the teacher education of English language teachers about the pedagogical use of Digital Information and Communication Technologies (DICT) through the virtual teaching and learning environment Moodle, and whose target audience was a group of English teachers from the 6th to the 9th grade of Elementary School of the Public Network of Espírito Santo Brazilian state. The main objective of the research was to analyze their perceptions and how was the reality for the offer and use of digital technologies of the teaching staff of the English Language area of this network through data collected with this group of teachers, as well as proposing pedagogical practices using DICT in the final years of elementary school. In the first moment, a systematic review of the essay type (review of the academic production) was carried out on the theme of continuing education of English language teachers and the use of technologies in the teaching of English, with the theoretical contribution of works by authors such as BAKHTIN (2003), FREIRE (2005), KENSKI (2003), LEFFA (2006), MORIN (2007), PRIMO (2007), ROJO (2009,2012), SAVIANI (2013) and VYGOTSKY (2010), and Karl Marx's foundations of historical-dialectical materialism. The teaching methodology used in this continuing education course was based on authors with a historical-cultural basis, such as Bakhtin, Freire, Morin, Rojo, Saviani and Vygotsky. This teacher education programme allowed teachers to share activities and projects developed in their classes, exchange experiences with like-minded peers, make reflections and make changes in their practice and worldview, contributing to their educational praxis (FREIRE), reaching the initial objective of this research. The final product of the research is an e-book for the network dissemination of educational materials from the pilot teacher education course and the content they created during this course.


Collections: