Mercado editorial e público juvenil: dos mais vendidos à literatura premiada (2015 -2020)

Ramalhete, Mariana Passos (2022)

livro

As pesquisadoras revelam que, no Brasil, os livros mais vendidos tendem a compartilhar um modelo (padrão) estético. Os livros laureados nas categorias juvenil dos prêmios FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil) e Jabuti demonstram expressamente o contrário, ou seja: a ausência de um padrão estanque de obra. Desse modo, as autoras apontam/questionam as publicações realizadas por grupos empresariais já consolidados no mercado editorial, cuja comercialização é estimulada por influenciadores virtuais que dominam inúmeros aparatos das redes sociais online: YouTube, Instagram etc., e, por outro lado, reiteram a importância dos prêmios no sistema literário brasileiro, assim como ratificam a necessidade da apropriação de obras de reconhecida qualidade estética à classe trabalhadora. A leitura deste livro despertará o desejo de prosseguir nos estudos relativos ao universo da formação para e da sensibilidade, especificamente no campo da leitura literária e suas convergências com a diversidade das “expressões” estético-sociais próprias da excitada sociedade do espetáculo.