Dos (des)caminhos de Alice no país das maravilhas ao autístico mundo de Sofia - a matemática e o teatro dos absurdos
Dissertação de mestrado
RESUMO: Na tentativa de discursar sobre os saberesfazeres e imagensnarrativas de/sobre crianças especiais desenvolvidos nos espaçostempos de uma escola, e também sobre a matemática e a inclusão, este estudo propõe acompanhar e analisar o cotidiano dessas crianças nas aulas de matemática e no atendimento educacional especializado. Para isso, adentrou-se no cotidiano escolar dessas alunas, acompanhando-as na sala de aula e no atendimento educacional especializado no sentido de entender as redes construídas e desconstruídas, os saberesfazeres e os (des)caminhos aos quais estão expostas. Entre eles, elencam-se o despreparo dos profissionais envolvidos nesse processo, a falta de políticas de aperfeiçoamento desse profissional e de outras que assegurem a permanência da criança especial na escola, as condições físicas precárias dos estabelecimentos de ensino, além das discriminações às quais estão sujeitas. Com o intuito de enriquecer esta reflexão, dialogamos com Certeau, Foucault, Ferraço, e Alves como principais referenciais teóricos. A discussão estabelecida envolveu um pouco daquilo que ao longo foi sendo, em nós, (des)construído sobre a inclusão dos alunos especiais na sala de aula, e aos (des)encantos aos quais foi possível sentir. Esta proposta não pretende, contudo, se articular em conceitos sistemáticos, fechados e limitados em si mesmos, pelo contrário o objetivo é fazer uma ampla abertura para reflexões futuras sobre o cotidiano e as pesquisas com o mesmo, tecidas, primordialmente, em uma perspectiva inclusiva. Buscar respostas sobre a forma como elas estão sendo incluídas na escola. A proposta pode se tornar uma tentativa de sensibilizar os outros alunos e as demais pessoas envolvidas nesse cotidiano sobre a importância de respeitar, aceitar e se colocar no lugar do outro. A pesquisa foi realizada em uma Escola Estadual situada no município de Vila Velha/ES, referência em inclusão nesse município.
ABSTRACT: In an attempt to speak about the doing-knowledges and narrative images of/on special children developed in space and times of a school, and also on the math and the inclusion, this study proposes monitoring and analyzing the daily lives of these children in math classes and specialized educational services. For this, it entered in the daily school life of these students, following them in the classroom and specialized educational services in order to understand the constructed and deconstructed networks, doings knowledges and the (mis) direction to which they are exposed. Among them, we mentioned the unpreparedness of the professionals involved in this process, the lack of such professional development and other policies to ensure special child staying in school, poor physical conditions of schools, in addition to the discrimination to which they are subject. In order to enrich this reflection, we dialogue with Certeau, Foucault, Ferraço, and Alves as main theorical frameworks. The discussion established involved a little of what was being over in us (un) built on the inclusion of special students in the classroom, and (un) charms to which it was possible to feel. This proposal doesn’t mean, however, to be articulated in systematic, closed concepts and limited in themselves, otherwise the goal is to make a wide opening for future reflections on the daily and searches with the same, written primarily in an inclusive perspective . Trying to find answers on how they are being included in the school. The proposal can make an attempt to raise awareness among other students and other people involved in this environment about the importance of respect, accept and put yourself in the others place. The survey was conducted in a state school in the municipality of Vila Velha / ES, reference on inclusion in this municipality.
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