Sobre a avaliação escolar na educação profissional técnica integrada ao ensino médio e os processos de pesquisa-formação docente

Domingos, Leonardo Nunes (2022)

dissertacao de mestrado

RESUMO: Intrínseca à prática humana, a avaliação assume na educação escolar um importante destaque no acompanhamento e na potencialização do processo de ensino-aprendizagem protagonizado por professores e estudantes e, por consequência, na consecução dos compromissos políticos assumidos pela Educação Profissional e Tecnológica. Nesse contexto, essa pesquisa tem como objetivo central investigar os sentidos de avaliação escolar produzidos pelos professores da Educação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio do Instituto Federal do Espírito Santo, problematizando a ampliação desses sentidos a partir do diálogo entre os saberes produzidos no cotidiano escolar e as teorizações desses campos do conhecimento. Para isso, em diálogo com a perspectiva de Educação Profissional e Tecnológica (CIAVATTA, 2012; FRIGOTTO, CIAVATTA, RAMOS, 2012; RAMOS, 2014), de avaliação escolar (ESTEBAN, 2001, 2008, 2010; AFONSO, 2000; FERNANDES, 2009) e de professor-pesquisador (ESTEBAN, ZACCUR, 2002), realizamos uma pesquisa qualitativa, de objetivo exploratório, utilizando como principal recurso metodológico as “rodas de conversa” (WARSCHAUER, 2001). Nesse contexto, realizamos seis rodas de conversa (online), entre meados de maio e junho de 2021, com professores que atuam na Educação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio em diferentes campi do Instituto Federal do Espírito Santo. Como resultado, nos aproximarmos – não sem problematizar – dos sentidos de avaliação escolar produzidos por esses sujeitos, a partir das ideias de “mensuração da aprendizagem”, de “qualidade da educação” e sua relação com a avaliação e, ainda, de subordinação dos processos avaliativos em relação aos objetivos escolares, influenciados pelas competências profissionais no contexto da Educação Profissional e Tecnológica. Além disso, o processo de pesquisa-formação possibilitou construir com os professores a perspectiva de uma avaliação integrada, enquanto pensar e fazer pedagógico alinhado à formação integrada que almejamos, e ancorado em três características: a interdisciplinaridade, a noção de ampliação do conhecimento e o protagonismo estudantil. A partir da experiência coletiva com as rodas de conversa, construímos um produto educacional intitulado “Avaliação escolar na Educação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio: guia pedagógico para uma avaliação integrada”, com o intuito de apresentar um formato experimentado de pesquisa-formação em avaliação escolar na Educação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio aos campi do Instituto Federal do Espírito Santo e até a outras Instituições, bem como potencializar outros movimentos de pesquisa-formação a partir do material criado ou como inspiração para novas propostas de formação docente em avaliação.

ABSTRACT: Intrinsic to human practice, assessment plays an important role in school education in monitoring and enhancing the teaching-learning process carried out by teachers and students and, consequently, in achieving the political commitments assumed by Vocational and Technological Education. In this context, this research has as its central objective to investigate the meanings of school evaluation produced by teachers of Technical Vocational Education Integrated to High School at the Federal Institute of Espírito Santo, questioning the expansion of these meanings from the dialogue between the knowledge produced in the school routine and theorizations of these fields of knowledge. For this, in dialogue with the perspective of Professional and Technological Education (CIAVATTA, 2012; FRIGOTTO, CIAVATTA, RAMOS, 2012; RAMOS, 2014), of school evaluation (ESTEBAN, 2001, 2008, 2010; AFONSO, 2000; FERNANDES, 2009) and teacher-researcher (ESTEBAN, ZACCUR, 2002), we carried out qualitative research, with an exploratory objective, using “conversation circles” (WARSCHAUER, 2001) as the main methodological resource. In this context, we held six conversation circles (online), between mid-May and June 2021, with teachers who work in Technical Vocational Education Integrated to High School on different campuses of the Federal Institute of Espírito Santo. As a result, we approach - not without problematizing - the meanings of school evaluation produced by these subjects, based on the ideas of "measurement of learning", "quality of education" and its relationship with evaluation and, also, of subordination of evaluation processes in relation to school objectives, influenced by professional skills in the context of Vocational and Technological Education. In addition, the researcheducation process made it possible to build with the teachers the perspective of an integrated assessment, while thinking and doing pedagogical aligned with the integrated education that we aim for, and anchored in three characteristics: interdisciplinarity, the notion of expanding knowledge and the student protagonism. From the collective experience with the conversation circles, we built an educational product entitled "School evaluation in Technical Vocational Education Integrated to High School: pedagogical guide for an integrated evaluation", with the aim of presenting an experienced format of research-training in evaluation. in Vocational Technical Education Integrated to High School to the campuses of the Federal Institute of Espírito Santo and even to other Institutions, as well as potentiating other research-training movements based on the material created or as inspiration for new training proposals in evaluation.


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