O estudo da história africana: ubuntu e cuidado de si para as relações étnicos raciais

Adame, Nel (2021)

dissertação de_mestrado

RESUMO: Esta pesquisa apresenta discussões a respeito do estudo da possibilidade de contribuição da filosofia africana Ubuntu em diálogo com a ótica foucaultiana do “cuidado de si” na prática da educação das relações étnico-raciais e no ensino de História Africana. A pesquisa está inserida na linha de Práticas Educativas em Ensino de Humanidades, em função disso, a metodologia será a análise qualitativa usando a pesquisa participante do tipo intervenção. Com fundamentação teórica, o vigente trabalho se baseou, principalmente Wanderson Flor do Nascimento com sua pesquisa da filosofia do Ubuntu, de Foucault com o estudo do Cuidado de Si. Além dele, destacam-se, Kabengele Munanga ressaltando a importância do ERER e o ensino de História Africana, Paul Gilroy discutindo a identidade e Anderson Oliva com sua pesquisa no ensino de História da África. Propôs se desenvolver uma prática educativa de ensino de História Africana, inserida em uma proposta decolonial de acordo com a visão da ERER, ancorada teoricamente sob a perspectiva da filosofia do Ubuntu e do cuidado de si. Assim como laborar um estudo sobre a possibilidade do uso de uma prática educativa de ensino de História Africana na ótica da Educação das relações étnicos raciais e no fundamento teórico do Ubuntu e do cuidado de si para trabalhar em sala de aula as identidades dos sujeitos. A escolha do tema e importante ao ensino de humanidades, por estarmos em um tempo histórico em que grupos os afrodescendentes assim como outros grupos excluídos da sociedade, reivindicam maior participação assim como uma preservação e resgate de sua história. Como proposta de produto educativo final, tem-se a criação de um jogo digital com o conteúdo voltado para a História Africana.

ABSTRACT: This research presents discussions about the study of the possibility of contribution of the African Ubuntu philosophy in dialogue with the Foucaultian perspective of “selfcare” in the practice of education of ethnic-racial relations and in the teaching of African History. The research is inserted in the line of Educational Practices in Teaching of Humanities, as a result, the methodology will be a qualitative analysis using participatory research of the intervention type. With theoretical foundation, the current work was based, mainly Wanderson Flor do Nascimento with his research on Ubuntu philosophy, Foucault with the study of Self Care. In addition, Kabengele Munanga stands out, emphasizing the importance of ERER and teaching of African History, Paul Gilroy discussing identity and Anderson Oliva with his research in teaching African History. It was proposed to develop an educational practice for teaching African History, inserted in a decolonial proposal according to ERER's vision, theoretically anchored under the perspective of Ubuntu's philosophy and self-care. As well as carrying out a study on the possibility of using an educational practice in teaching African History from the perspective of Education of racial ethnic relations and the theoretical foundation of Ubuntu and self-care to work on the identities of subjects in the classroom. The choice of the theme is important to the teaching of humanities, as we are in a historical time in which Afro-descendant groups, as well as other groups excluded from society, demand greater participation as well as the preservation and rescue of their history. As a proposal for a final educational product, there is the creation of a digital game with content focused on African History.


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