Quantidade de movimento e colisões: uma abordagem freireana sob enfoque dos 3MP'S na EJA

Cordeiro, Givanildo José ; Deorce, Mariluza Sartori ; Brozeguini, Jardel da Costa (2022)

livro

Prezados (as) professores (as)! Este Guia Didático corresponde à parte prática da pesquisa realizada pelo professor Givanildo José Cordeiro, com a orientação da professora Dr.ª Mariluza Sartori Deorce e do professor Dr. Jardel da Costa Brozeguini, do Programa de Pós-Graduação ofertado pelo Instituto Federal do Espírito Santo – IFES. O produto foi aplicado em 11 aulas, na 2ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA) Ensino Médio, em uma escola da rede estadual de ensino localizada no município de Viana – ES. Fora proposto na pesquisa o estudo dos tópicos quantidade de movimento e colisões, na EJA, contextualizados com a educação para o trânsito, por meio de uma Sequência Didática (SD) elaborada e aplicada a partir dos pressupostos da pedagogia dialógica de Paulo Freire. Como abordagem metodológica utilizamos os Três Momentos Pedagógicos (3MP’s). Os autores acreditam que a critério dos professores, essa SD com devidas adequações que se fizerem necessárias também poderá ser aplicada tanto nas aulas de ciências das turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental como nas turmas do Ensino Médio Regular. A pesquisa foi desenvolvida num contexto de isolamento social causado pela COVID- -19, assim todos os experimentos foram realizados de maneira demonstrativa dialógica na sala de aula, devido as condições impostas pelos protocolos sanitários da Secretaria de Saúde, que nos obrigava a evitar as aglomerações entre os educandos. Caso queiram reproduzir partes da Sequência Didática ou aplicá-la na íntegra, sugerimos que os educandos possam manusear os experimentos que foram realizados, desde que não se exija isolamento social.