Formação docente pela coletividade a partir de ações do Grupem

Alves, Tayrini Vieira (2022)

trabalho de conclusão de curso

RESUMO: Este trabalho de conclusão de curso amplia pesquisas já realizadas a partir de ações no âmbito do Grupo de Pesquisa em Práticas Pedagógicas de Matemática (Grupem), do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) – Campus Vitória. O objetivo é analisar contribuições enunciadas por integrantes do Grupem em relação ao seu processo formativo para a docência durante a participação no grupo. Para este estudo, utilizou-se uma abordagem de caráter teórico-prático e foi desenvolvida a partir de ações com instrumentos de pesquisas em forma de questionário online e roda de conversa com participantes e egressos do Grupem. Acompanhou-se diversas ações e produzimos dados investigando diferentes modos de pesquisa realizadas no Grupem baseados na prática docente, no estudo teórico-metodológico e no processo de análise reflexiva. A presente pesquisa tem por base pressupostos teóricos da Formação docente na Teoria Histórico-Cultural, Atividade de ensino, Trabalho do professor e coletividade. Ao analisar os dados selecionados, constatou-se que a reflexão decorre de diferentes aspectos da experiência e suas práxis, discutindo o processo de formação no coletivo estudado. Dessa forma, organiza-se os dados apresentando reflexões de integrantes e egressos do grupo de estudo em “episódios”, com destaques à trechos dos relatos em “cenas”. A partir destes recortes o trabalho foi organizado em 8 cenas: Modo que iniciou a participação no Grupem; Pesquisa, ensino e extensão; Lado afetivo das formações humanas; Formação integral do indivíduo; Formação, Vivências/Experiências/Práxis; Interação e Necessidade a partir do coletivo. Conclui-se a partir da pesquisa que as ações realizadas de forma coletiva com os integrantes do Grupem, propiciou desde o planejamento, execução e avaliação de propostas de ensino de matemática, apropriação de conceitos matemáticos, aperfeiçoamento das práxis, em especial do trabalho docente, além da formação pessoal do sujeito, tornando-os mais humanos, evidenciando assim, a importância da atividade pedagógica a partir da coletividade com ações bem definidas e organizadas para a formação docente.

ABSTRACT: This course conclusion work expands research already carried out from actions within the scope of the Research Group on Pedagogical Practices of Mathematics (Grupem), of the Federal Institute of Espírito Santo (Ifes) - Campus Vitória. The objective is to analyze contributions made by members of the Group in relation to their training process for teaching during their participation in the group. For this study, a theoretical-practical approach was used and was developed from actions with research instruments in the form of an online questionnaire and conversation circle with participants and former Grupem students. Several actions were followed and data were produced by investigating different modes of research carried out at Grupem based on teaching practice, theoretical-methodological study and the process of reflective analysis. The present research is based on theoretical assumptions of teacher training in the Historical-Cultural Theory, Teaching activity, Teacher work and collectivity. When analyzing the selected data, it was found that the reflection stems from different aspects of the experience and its praxis, discussing the formation process in the studied collective. In this way, the data is organized by presenting reflections of members and graduates of the study group in "episodes", with highlights to excerpts from the reports in "scenes". From these clippings, the work was organized into 8 scenes: Mode that started participation in the Grupem; Research, teaching and extension; Affective side of human formations; Integral formation of the individual; Training, Experiences/Experiences/Praxis; Interaction and Need from the collective. It is concluded from the research that the actions carried out collectively with the members of the Grupem, provided from the planning, execution and evaluation of proposals for teaching mathematics, appropriation of mathematical concepts, improvement of praxis, especially of teaching work, in addition to the personal training of the subject, making them more human, thus evidencing the importance of pedagogical activity from the collective with well-defined and organized actions for teacher training.


Collections: