Titãs de uma nova era: discutindo sexualidade na escola com estudantes gays do IFES
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Esta pesquisa traz por objetivo discutir as maneiras que alunos gays do Ifes – Campus Vitória tratam e percebem serem tratadas questões relacionadas à sexualidade na instituição, e para tanto, metodologicamente fundamentou-se na realização de rodas de conversa pautadas nas ideias de Bernadete Gatti. Como suporte teórico, utilizou-se das relações de poder trabalhadas por Michel Foucault; das discussões sobre gênero, sexualidade, escola e identidade realizadas por Guacira Lopes Louro; dos apontamentos de Marco Aurélio Máximo Prado sobre a pedagogia do armário que se estabelece nas escolas; das discussões de Jeffrey Weeks sobre o corpo e a sexualidade; dos apontamentos de Tomaz Tadeu da Silva sobre a produção da identidade pela diferença; e do trabalho de Judith Butler ao abordar as performances de gênero. Os resultados indicaram que os alunos percebem a sexualidade ser tratada pelas instituições escolares a partir de uma premissa heteronormativa, regulatória e homofóbica. Para estes estudantes, as escolas deveriam promover uma educação que contemple a multiplicidade cultural em torno da sexualidade e que valorize a cultura, os discursos e os sujeitos que não se enquadram no padrão heteronormativo. Também apontaram que é necessário que os próprios discentes não fiquem esperando um posicionamento institucional em prol da valorização de sexualidades não normativas. Para eles é preciso propor metodologias, meios e materiais que possibilitem o debate sobre sexualidade na escola. Culminando assim, no produto educacional desta pesquisa, o POD.E.SEX, um podcast sobre Educação e Sexualidade, que tenta viabilizar debates sobre sexualidade e gênero a partir de perspectivas que consideram os aspectos culturais nos processos de produção destas identidades.
This research aims to discuss the ways that gay students from Ifes – Campus Vitória treat and perceive the issues related to sexuality being treated at the institution. In order to accomplish that, the methodology used was based on the conversation circles proposed by Bernadette Gatti. As theoretical support, it was used the discussions of power relations by Michel Foucault; the work on gender, sexuality, school and identity produced by Guacira Lopes Louro; Marco Aurélio Máximo Prado's notes about the idea of a closet pedagogy established in schools; Jeffrey Weeks's discussions about body and sexuality; Tomaz Tadeu da Silva’s notes about the production of identity through the differentiation process; and Judith Butler's work while addressing gender performances. The results indicated that students perceive sexuality being treated by schools from a heteronormative, regulatory and homophobic premise. To these students, schools should promote an education that contemplates not only sexuality cultural multiplicity, but also the discourses that do not fit the heteronormative pattern. They also pointed out that the students shouldn’t wait for a moment where the institution will take part in favor of valuing non-normative sexualities. Due to that, it is necessary to propose methodologies, means and materials that enable the debate about sexuality at school. Considering their perspectives, the educational product of this research, POD.E.SEX, a podcast about Education and Sexuality, tries to facilitate debates of sexuality and gender from perspectives that consider the cultural aspects of these identities production process.
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