Desenvolvimento de noções espaciais por uma criança com TDAH na educação infantil : apropriação de conceitos matemáticos
dissertacao_mestrado
Esta pesquisa de mestrado profissional teve como objetivo principal compreender como uma criança com TDAH, na Educação Infantil se apropria de noções espaciais. O estudo foi realizado em um Centro Municipal de Educação Infantil no município de Vitória/ES, com uma criança de cinco anos de idade com TDAH. O alicerce da pesquisa foi a teoria histórico-cultural de Lev Semionovitch Vigotski e em suas contribuições no processo de ensino e aprendizagem das crianças com algum tipo de dificuldade, com base no conceito de compensação. O estudo caracterizou-se pela abordagem qualitativa, e como metodologia de pesquisa baseou-se no método funcional de dupla estimulação descrito por Vigotski. Os dados deste estudo foram produzidos por meio de observações, audiogravações, videogravações, entrevistas, análise de documentos, registros pictográficos e anotações em diário de campo, e foram analisados pelo método de análise microgenética na perspectiva da teoria histórico-cultural. Para desenvolver a pesquisa foi elaborada uma proposta de intervenção de forma lúdica, contendo cinco brincadeiras relacionadas a noções espaciais, sendo elas: Onde estou? Cabra-cega, Boliche, Arremesso com bola e Basquete. Durante a realização das atividades, observou-se que a criança, por meio de gestos e da mediação social, desenvolveu mecanismos de compensação que a ajudaram a resolver as atividades propostas. Os estímulos dados no decorrer das atividades possibilitaram que a criança conseguisse desenvolver a atenção, a concentração, o raciocínio lógico, bem como se apropriasse de noções espaciais, como direção, sentido, localização, posição e lateralidade. No decorrer das brincadeiras, também ficou evidente que a criança se apropriou de muitas noções espaciais de forma intuitiva à medida que explorava o espaço ao seu redor. O produto educacional desenvolvido durante o transcurso desta pesquisa foi materializado na forma de um E-book, contendo as cinco brincadeiras desenvolvidas com a criança durante o processo investigativo, dicas para o trabalho dos professores com crianças com TDAH e sugestões de produtos educativos desenvolvidos no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática.
This professional master's research had as main objective to understand how a child with ADHD, in kindergarten, appropriates spatial notions. The study was carried out at a Municipal Child Education Center in the city of Vitória/ES, with a five-year-old child with ADHD. The research was based on the cultural-historical theory of Lev S. Vigotski and on his contributions to the teaching and learning process of children with some type of difficulty, based on the concepts of compensation and mediation. The study is characterized by a qualitative approach, and as a research methodology it is based on the functional method of double stimulation described by Vigotski. The data in this study were produced through observations, audio recordings, video recordings, interviews, document analysis, pictographic records, and notes in a field diary, and were analyzed using the microgenetic analysis method from the perspective of cultural-historical theory. To develop the research, a playful intervention proposal was elaborated, containing five games related to spatial notions, namely: Where am I? Blind Goat, Bowling, Ball Throwing and Basketball. During the activities, it was observed that the child, through gestures and social mediation, developed compensation mechanisms that helped them to resolve the proposed activities. The stimuli given during the activities allowed the child to develop attention, concentration, logical reasoning, as well as to appropriate spatial notions, such as direction, sense, location, position, and laterality. During the games, it was also evident that the child appropriated many spatial notions in an intuitive way as he explored the space around him. The educational product developed during this research was materialized in the form of an E-book, containing the five games developed with the child during the investigative process, tips for the work of teachers with children with ADHD and suggestions for educational products developed in the Program Graduate Program in Science and Mathematics Education. Keywords: ADHD. Inclusive Mathematics Education. Spatial Notions. Child education
Redes Sociais