A educação ambiental na formação dos sujeitos ecológicos: os usos de metodologias ativas no processos educativos

Frohelich, Rafael Cardoso (2022)

tcc

Este trabalho visa salientar como o uso de metodologias e práticas educacionais ativas relacionadas ao ensino de Educação Ambiental podem contribuir com a formação do sujeito ecológico crítico de forma efetiva, por meio da formação de identidade ecológica vinculada ao processo de ensino e aprendizagem. Sujeita-se a acreditar que o uso de métodos que promovam autonomia e valorização dos discentes, por meio da prática docente, colaboram diretamente com o processo formativo crítico relacionado aos conceitos naturais, o que proporciona reflexões, valorização social e formação de consciência de classes e ambiental. Dito isso, é considerado que a Educação Ambiental ainda perpassa por diversas resistências em sua efetivação, o que afeta diretamente na formação de sujeitos socioambientais acerca da temática e, dessa forma, vislumbrando uma contrapartida a adversidade destacada, esta investigação se desenvolveu da seguinte forma: a revisão de literatura, bibliográfica e documental mediante a temática de formação crítica de sujeitos ecológicos por meio do ensino de Educação Ambiental fomentado em Metodologias e Práticas de ensino ativas, sendo ao final apresentado uma proposta de intervenção pedagógica para futura aplicação, que compreende uma contrapartida a problematização. Portanto, ao final do estudo, observou-se que a utilização de métodos ativos de ensino na prática pedagógica pode ser muito eficazes na formação crítica e de autonomia dos indivíduos, acerca do tema abordado, contudo, se ressalta que a Educação Ambiental é um tema transversal de ensino que no ensino pode promover diversas mudanças sociais, políticas, econômicas, culturais e sanitárias, sendo além de uma forma de respeito a Mãe Gaia, uma forma de busca por uma vida melhor e pela Sustentabilidade.


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