Multiplicação e divisão: propostas de atividades para estudantes com discalculia associada ao TDAH

Fonseca, Cristiane Teixeira Cordeiro ; Thiengo, Edmar Reis (2022)

livro

Este guia didático é o produto educacional resultante da pesquisa de mestrado “Discalculia associada ao Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e as Operações de Multiplicação e Divisão: Um Estudo a partir dos Mecanismos Compensatórios”. Para tanto, apresentamos neste material uma sequência de atividades aplicadas a uma estudante diagnosticada com estes dois transtornos, de forma remota. Ressaltamos que estas atividades são apenas sugestões e que toda atividade pedagógica deve ser preparada de acordo com os estudantes a serem contemplados. Ressaltamos também que, embora estas atividades tenham sido aplicadas de forma individual e remota devido ao contexto de pandemia do Coronavírus que se instalou em 2019/2020 e à suspensão total/parcial das aulas presenciais, estas atividades podem também ser aplicadas sem prejuízo para toda uma turma de forma presencial. A seguir, traremos uma breve discussão a respeito dos dois transtornos pesquisados, das operações matemáticas investigadas e dos mecanismos compensatórios, seguida então das atividades sugeridas com seus respectivos objetivos, estratégias de aplicação e pontos a serem observados.


Collections: