Por que eu não desisto de ser professor(a) de matemática?
tcc
RESUMO: Com este artigo busca-se responder às seguintes questões: quais motivos levam estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do Ifes campus Cachoeiro de Itapemirim a pensarem em desistir de ser professores de matemática? Por que eles não desistem e persistem no curso? Assim, investigou-se os impactos de afetos, emoções, atitudes e crenças na vida de estudantes e se eles possuem relação com a decisão de abandonar/permanecer no curso. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa (STAKE, 2011) do tipo estudo de caso (TEIXEIRA, 2015), fundamentada em Gómez Chacón (2003), Menduni (2003), Lins (2004), Silva (2007), Zanon (2011) e Rocha (2016). As análises mostraram como as questões afetivas influenciam no aprendizado de matemática e os motivos que levam licenciandos a persistirem na formação inicial e a se tornarem professores dessa disciplina. Espera-se que o estudo traga melhorias para cursos de Licenciatura em Matemática e incentive pesquisas a respeito da importância da matemática emocional.
ABSTRACT: With this article, we seek to answer the following questions: What reasons lead Mathematics Degree course students from Ifes campus Cachoeiro de Itapemirim to think about giving up being mathematics teachers? Why don't they give up and persist in the course? Thus, the impacts of affections, emotions, attitudes and beliefs in the students’ lives were investigated and whether they are related to the decision to leave/remain in the course. For this, a qualitative research (STAKE, 2011) of the case study type (TEIXEIRA, 2015) was developed, based on Gómez Chacón (2003), Menduni (2003), Lins (2004), Silva (2007), Zanon (2011) and Rocha (2016). The analyses showed how affective issues influence the mathematics learning and the reasons that lead undergraduates to persist in their initial training and to become teachers of this subject. It is hoped that the study will bring improvements to Mathematics Degree courses and encourage research on the importance of emotional mathematics.
Redes Sociais