Horta/laboratório vivo

Alves, Kenia Carla Carvalho Silva ; Lobino, Maria Das Graças Ferreira (2022)

livro

Este Guia foi organizado nas seções a saber: 1) Introdução, na qual se aponta as ideias gerais advindas de uma pesquisa de mestrado; 2) Concepções teóricometodológicas, na qual expomos os referenciais e legislações que sustentaram as ações descritas, bem como o caminho percorrido e os conteúdos trabalhados neles; 3) Ações pedagógicas interventivas ancoradas nas etapas definidas pelos três momentos pedagógicos idealizados e desenvolvidos por Delizoicov; Angotti; Pernambuco (2018) , com exemplificação e sugestões de atividades voltadas aos possíveis processos educativos com a horta/laboratório vivo; 4) Considerações finais na qual apresentamos nossa reflexão sobre os desafios e as venturas desse projeto enriquecedor. O Guia Didático em tela é parte integrante da Dissertação de Mestrado intitulada A Horta como artefato Potencializador da Alfabetização Científica na perspectiva integrada e sustentável, da pesquisadora em Educação em Ciências e Matemática, professora Kenia Carla Carvalho Silva Alves, orientada pela professora Dra. Maria das Graças Ferreira Lobino. Compõe a produção acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e está disponível no site do programa Educimat: https://educimat.ifes.edu.br. Portanto, estimado (a) professor (a), esperamos que este material sirva de inspiração para novas práticas pedagógicas, podendo ser adaptado em seus objetivos e metas de ensino, e contribua para uma relação ensino-aprendizagem mais prazerosa e de significância social e ambiental para os discentes, docentes e comunidade escolar. Crie, recrie, invente e não desista da docência, pois lutamos para que nosso protagonismo não seja ofuscado e para que a categoria docente possa ser valorizada e reconhecida como primordial na sociedade.


Collections: