Interações automatizadas para levantamento de controle de fluxo de processos de negócio
dissertacao_mestrado
RESUMO: A Modelagem de Processos de Negócio é uma disciplina cada vez mais presente nos ambientes organizacionais, servindo às mais diferentes atividades como, por exemplo, a comunicação de procedimentos operacionais, gestão da mudança organizacional, análise de demandas de clientes e melhoria de infraestruturas de TI. Uma prática comum no contexto desta disciplina é a identificação do comportamento dos processos e sua transcrição em modelos, ao longo de entrevistas e oficinas envolvendo profissionais de modelagem (modeladores) e especialistas de domínio. Os modelos são construídos por modeladores tendo como base sua interpretação das visões colhidas junto a especialistas de domínio. Considerando esse contexto, este estudo discute um modelo de interações automatizadas com especialistas de domínio para capturar restrições de controle do fluxo do processo. O modelo concebido para apoiar as interações baseou-se na construção de uma estrutura de discernimento, que fornece a visão de todo o espaço de solução para o processo. Como prova de conceito, foi desenvolvido um protótipo para interações entre um agente computacional e um humano. Conforme verificado em experimentos, as interações permitem a análise de alternativas de modelos, produzem modelos consistentes e permitem aos modeladores avaliar todo o espaço de solução de modelagem do processo. Foram também obtidas evidências da aplicabilidade da abordagem e de suas vantagens na condução de atividades de Modelagem de Processo.
ABSTRACT: Business process modeling is a widely used discipline in many organizational environments, serving the most different activities, such as, the communication of operational procedures, the organizational change management, the customer demand analysis and the improvement of IT infrastructures. Even though advances in Process Discovery, such as Process Mining, a still common and necessary modeling practice consists in the identification of process’ behavior, and its transcription in models, amid interviews and workshops involving modeling professionals (modelers) and domain experts. In this case, models are therefore constructed by modelers based on their interpretation of the visions depicted by domain experts. Considering this context, this dissertation discusses the support of automated interactions with domain experts aiming at capturing process flow control constraints in terms of a process declarative model. The proposed model was based on the construction of a discernment structure to represent the entire solution space for the process which is being modeled. As proof of concept, a prototype of a conversational agent was developed to support interactions with a human and determine process models based on these interactions. The conducted experiments, using the prototype, demonstrate the feasibility of the proposed model. Evidence of the applicability of the approach and its advantages in conducting process modeling activities were also obtained.
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