Pedagogia feminista como um caminho para o combate ao sexismo com a educação

Passoni, Sara Abreu (2021)

dissertação de mestrado

RESUMO: Esta dissertação situa-se na linha de “Práticas Educativas” do Programa de Pós Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH), do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), e tem o objetivo de promover apontamentos para uma pedagogia libertadora/feminista, buscando pensar compreensões e reflexões acerca das relações de gênero, e elaborar formas de superação das opressões e da violência de gênero por intermédio da práxis educativa. Os referenciais teóricos se pautam no Materialismo Histórico-Dialético, e nas perspectivas de bell hooks e Paulo Freire. Os sujeitos da pesquisa são estudantes e docentes do Instituto Federal de Educação, C&T do Estado do Espírito Santo. A metodologia se pautou na pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, e a produção e análise de dados se deu por intermédio da Teoria das Representações Sociais, a partir de abordagem estrutural. A produção dos dados da pesquisa foi realizada no formato de um questionário, com instrumentos semiestruturados de coleta. Objetivou-se, ainda, a elaboração de um material educativo composto por um e-book, produzido com uma linguagem acessível, na busca de minimizar os impactos das redes coloniais e patriarcais de dominação e violência. Acredita-se que as aproximações entre feminismo, materialismo histórico e dialético, e pedagogia freireana, nos entornos dos temas próprios do feminismo, podem produzir vigorosas mudanças representacionais entre os estudantes partícipes, servindo como mais um produto educacional rumo à redução das assimetrias e clivagens do sexismo.


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