Estudo da malacologia no ensino fundamental II: uma aula de campo no Parque Tabuazeiro para a promoção da alfabetização científica

Silva, Vanessa Oliveira da (2021)

dissertacao_mestrado

São vários os desafios para o alcance da qualidade na educação pública brasileira, questões também recorrentes nas escolas e nas instituições de ensino superior, relacionados ao ensino de Ciências e sua práxis para apresentação, discussão e consolidação dos conceitos científicos. Sabe-se que esse deve ser conduzido para além do acúmulo de conceitos, proporcionando oportunidades de união entre a teoria e a prática no contexto do aluno, de modo a contribuir para que ele seja capaz de exercer a cidadania, de forma crítica, em uma sociedade altamente tecnológica, na qual os conceitos são atualizados a todo momento. Nesse contexto, a Zoologia é um tema complexo e de relevância no ensino de Ciências, cujo potencial de alcance pode despertar a curiosidade e proporcionar relevantes descobertas aos alunos. Tal conhecimento pode ser construído por meio de aulas contextualizadas, problematizadas, realizadas em espaços alternativos que fomentem a curiosidade, podendo promover o desenvolvimento da criticidade e do sentimento de pertencimento dentro de sua própria vivência. Assim, esta pesquisa tem como questão investigativa central: “Quais as contribuições de uma aula de campo no Ensino da Malacologia e avanços na Alfabetização Científica?”; e “Como a discussão de temas socioambientais no campo malacológico ajudaria na compreensão crítica do tema?”. Tendo como objetivo geral investigar quais as contribuições de uma aula de campo no parque Tabuazeiro, localizado no município de Vitória – ES, para o Ensino de Zoologia, no contexto de Ensino Fundamental II, para o estudo da Malacologia, com a finalidade de promover avanços na Alfabetização Científica. Este estudo consiste em uma pesquisa de cunho qualitativo, com observação participante desenvolvida com aos alunos do 7º ano da EMEF Suzete Cuendet, escola localizada na Grande Vitória/ES. Como resultado, enfatizamos as contribuições da aula de campo no parque Tabuazeiro para o ensino da Zoologia e para o estudo da Malacologia, e ressaltamos seis categorias capazes de apontar avanços na Alfabetização Científica dos estudantes, além da elaboração de um manual de Oficina Malacológica para o Ensino Fundamental II.

There are several challenges to achieving quality in Brazilian public education, issues that are also recurrent in schools and higher education institutions related to the teaching of Science and its praxis for the presentation, discussion, and consolidation of scientific concepts. This must be conducted beyond the accumulation of concepts, providing opportunities to unite theory and practice in the context of the student, to contribute to the student's ability to exercise citizenship, critically, in a highly technological society, in which concepts are always updated. In this context, Zoology is a complex and relevant topic in the teaching of Science, whose potential reach can arouse curiosity and provide students with relevant discoveries. They can be given through contextualized classes, discussed in alternative spaces that encourage their curiosity, can mature their criticality and develop the feeling of belonging within their own experience. Thus, this research has as its central investigative question: What are the contributions of a field class in Malacology Teaching and advances in Scientific Literacy? How would the discussion of socio-environmental themes in the malacological field help in the critical understanding of the theme? Its general objective is to investigate the contributions of a field class at Parque Tabuazeiro, located in Vitória - ES for the Teaching of Zoology in the context of Elementary School II, for the popularization of Malacology, to promote advances in Literacy Scientific. This study consists of qualitative research, with participant observation developed with 7th grade students at EMEF Suzete Cuendet, a school located in Greater Vitória/ES. As a result, we emphasize the contributions of the field class at Parque Tabuazeiro for the teaching of Zoology and for the popularization of Malacology and we highlight six categories capable of pointing out advances in the scientific literacy of students, in addition to the elaboration of a Malacological Workshop manual for Elementary School II.


Collections: