Ferramentas de gestão para negócios de impacto social

Lacruz, Adonai José ; Paula, Denilton Macário de ; Cunha, Everton Assis ; Lemos, Katarina Rosa (2022)

livro

As ferramentas deste livro foram delineadas no decorrer das mentorias realizadas junto a empreendedores atendidos pelo projeto “Mentoria para empreendedores de negócios de impacto social”, em 2021, realizado pelo Ifes campus avançado Viana, sob minha coordenação, com apoio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). Nas mentorias – e no livro – compreende-se negócios de impacto social como empreendimentos que combinam as lógicas institucionais de mercado (setor privado com fins lucrativos – segundo setor) e social (setor privado sem fins lucrativos – terceiro setor) endereçados a gerar impacto socioambiental e resultado financeiro sustentável. Assim, foram organizadas 12 ferramentas, ora adaptando a modelagem das técnicas tradicionais do setor privado com fins lucrativos aos negócios de impacto social; ora criando ferramentas que se revelam com este livro ao público.