A Educação de Jovens e Adultos (EJA): desafios da modalidade em tempos de pandemia no ensino da língua portuguesa
trabalho de conclusão de curso
RESUMO: Esta pesquisa tem o intuito de identificar as principais dificuldades do público da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no que diz respeito ao uso dos recursos tecnológicos em tempos de pandemia no ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa. Neste contexto, realizarmos o levantamento bibliográfico sobre as condições necessárias para a educação de jovens e adultos e elencamos as condições de restrições impostas à educação pela pandemia de Covid- 19. No percurso metodológico, levantamos os dados por meio de uma revisão bibliográfica, considerando as pesquisas realizadas entre os anos de 2020 e 2021 que consideram o tema delimitado para a pesquisa, destacando que há muitas possibilidades de se ministrar os conteúdos de Língua Portuguesa com o ensino remoto, mas também há de se ressaltar que nem todos os alunos possuem os mesmos recursos. De forma complementar à revisão bibliográfica, foi realizada uma pesquisa de campo, com questionário aplicado à Secretaria Municipal de Educação de Bom Jesus do Norte- ES, no sul do estado do Espírito Santo. No referencial teórico, utilizamos diversos autores, como Minas (2020) que relata que o problema relacionado à educação de adultos, no contexto da pandemia de Covid-19. Os resultados apontam que tanto alunos quanto professores tiveram que passar por uma série de adaptações e que as dificuldades enfrentadas por eles não foram diferentes do ponto de vista de conectividade, o celular, o computador passa a ser ferramenta de estudo, surgindo muitas possibilidades nas diferentes práticas e vivências entre educadores e educandos no contexto de pandemia.
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