Práticas Multirreferenciais de Ensino de Química: Cultura Afro-brasileira e as Ervas da Umbanda
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Esta monografia discute práticas multirreferenciais de ensino de química, que valorizem as relações étnico-raciais a partir da utilização das ervas da umbanda. Para tanto, serão usados como suporte teórico a Educação em Direitos Humanos, o cognitivismo, a multirreferencialidade e reflexões a respeito da diáspora africana no Brasil e seus impactos. A epistemologia multirreferencial é um conceito datado desde antes dos anos 2000 e vem sendo explorado por poucos autores, se trata de uma teoria do conhecimento que procura ir além da disciplinarização encontrada nos limites da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade. Seguindo a mesma linha de pensamento, a educação antirracista é um tema que tem ganhado forças nos últimos anos, e vem se expandindo dentro do cenário educacional. Assim como o próprio nome sugere, é uma forma da educação que visa o combate ao racismo, principalmente aquele denominado como estrutural. A metodologia utilizada para desenvolvimento deste trabalho parte da pesquisa exploratória e qualitativa e tem sua base firmada em pesquisas bibliográficas, entrevista e pesquisa de campo. Os resultados apontam que há um diálogo entre o cientificismo e os saberes ancestrais que pode ser utilizado em sala de aula. Ainda, as reflexões dessa monografia originaram uma proposta multirreferencial de caráter didático. Dito isso, uma vez que todas as teorias estejam em conjunto, espera-se proporcionar aos professores de química caminhos para alcançar a cognição dos estudantes, além de promover o empoderamento de toda uma cultura.
This monograph discusses multireferent practices of chemistry teaching, which value ethnic-racial relations from the use of umbanda herbs. For this purpose, human rights education, cognitivism, multireferentiality and reflections about the African diaspora in Brazil and its impacts will be used as theoretical support. Multireferential epistemology is a concept dating back to the 2000s and has been explored by few authors, it is a theory of knowledge that seeks to go beyond the disciplinarization found within the limits of interdisciplinarity and transdisciplinarity. Following the same line of thought, anti-racist education is a theme that has gained strength in recent years and has been expanding within the educational landscape. As its name suggests, it is a form of education aimed at combating racism, especially what is termed as structural. The development of this monograph is part of an exploratory and qualitative research and has its basis established in bibliographic research, interview and field research. The results indicate that there is a dialogue between scientificism and ancestral knowledge that can be used in the classroom. Furthermore, the reflections of this monograph originated a multireferential proposal of didactic character. That said, once all theories are together, it is expected to provide chemistry teachers with ways to achieve student cognition, in addition to promoting the empowerment of an entire culture.
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