PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS PARA POLIEDROS DE PLATÃO E RELAÇÃO DE EULER NUMA ABORDAGEM UTILIZANDO A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
dissertacao_mestrado
Esta pesquisa investiga os significados produzidos pelos alunos do 8° ano do ensino fundamental do Colégio Ápice diante de uma abordagem pedagógica utilizando a História da Matemática no estudo de Poliedros de Platão e da Relação de Euler. O solo epistemológico é constituído pelo Modelo dos Campos Semânticos (MCS), segundo Romulo Lins, e pela História da Matemática como vertente metodológica. Os procedimentos centrais da pesquisa compreendem: revisão bibliográfica; elaboração de tarefas pautadas na História da Matemática; discussão das tarefas com membros do Grupo de Estudos e Pesquisas em Modelo dos Campos Semânticos e Educação Matemática (Gepemem); e planejamento da atividade pedagógica a ser realizada com os alunos participantes. A parte de pesquisa em campo é caracterizada pela observação participante, com uso do diário de bordo da pesquisadora e de gravações de áudio e vídeo para obtenção de dados durante as tarefas desenvolvidas com os alunos. Os dados foram analisados à luz do MCS, visando ao alcance dos objetivos. Considerando as potencialidades da compreensão da história nas aulas de matemática e a necessidade de material didático para atividades pedagógicas como produto educacional, elaborou-se um Paradidático (digital) com tarefas embasadas na História da Matemática. Ademais, foi desenvolvida pelos alunos participantes e pesquisadora uma Performance Matemática Digital (PMD), que acompanha o Paradidático. Durante a prática pedagógica os alunos puderam ter uma visão de criação humana dos Poliedros de Platão e da Relação de Euler, pois não abordamos o conteúdo de forma convencional, isto é, uma matemática algoritmizada, rígida, a partir de resultados a serem memorizados e aplicados. Em vez disso, viabilizamos uma visão sobre como o conteúdo foi desenvolvido no passado por diversas pessoas, apresentando a história como promotora de atitudes e de valores potenciais para o desenvolvimento matemático dinâmico dos aprendizes.
Redes Sociais