A noção de democracia na formação do leitor crítico no ensino fundamental

Canedo, Jaqueline de Almeida (2020)

dissertação de mestrado

RESUMO: Sob a linha de pesquisa “Leitura e Produção Textual: diversidade social e práticas docentes”, do Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras) – IFES – Campus Vitória, apresenta-se este Trabalho de Conclusão Final (TCF), investigando, sob o método da pesquisa-ação, como será possível ao professor do Ensino Fundamental abordar o tema da democracia na formação do leitor crítico a partir do uso do que convencionamos chamar de “Kit Jovem Democrata”. O kit constitui-se basicamente de um jogo e de uma sequência de atividades que, a partir do texto literário, favorecem o desenvolvimento da noção de democracia e do leitor crítico. Assim, o ensino fundamental apresenta-se como terreno de aplicação dessa experiência por lançar as bases de formação do leitor crítico e do cidadão consciente de seu direito à democracia e de seu dever com ela. A literatura infantojuvenil fomenta a formação crítico-leitora, fazendo-se potência para a discussão democrática que constrói o conhecimento aqui proposto. Nomes como de Antonio Candido, Denis Rosenfield, Regina Zilberman, Leonardo Arroyo, Maria Antonieta Cunha, Marisa Lajolo, Francisco Aurélio Ribeiro, Isabel Solé, Tzvetan Todorov, Bakhtin e Paulo Freire permeiam a elaboração desta pesquisa, que provou ser o “Kit Jovem Democrata” uma ferramenta hábil no desenvolvimento da noção de democracia na formação crítica do aluno do Ensino Fundamental.