Recursos educacionais abertos : uma proposta de abordagem para educação profissional e tecnológica
dissertação de mestrado
RESUMO: A presente pesquisa aborda Recursos Educacionais Abertos – REA para a Educação Profissional e Tecnológica-EPT. Considerando-se o pressuposto que os REA podem ser uma alternativa que considera as especificidades da EPT, a pesquisa teve como objetivo geral analisar a viabilidade de um Guia de REA para EPT, identificando potencialidades e desafios dessa relação. Buscou-se também: IEncontrar relações entre as bases históricas e conceituais da EPT e dos REA; IIIdentificar e analisar as características dos recursos educacionais no contexto da EPT; III – Perceber e analisar a temática de recursos educacionais no contexto das políticas públicas; IV- Identificar elementos que justifiquem o uso de REA como alternativa para a EPT; e IV- Propor orientações para o uso de REA para a EPT, por meio de um guia didático. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, de caráter exploratório e explicativo. A elaboração do produto educacional foi, metodologicamente, inspirada nas etapas (conceitual, pedagógica e comunicacional) propostas pelo pesquisador argentino Gabriel Kaplún para produtos educacionais e a abordagem dos conteúdos (Conceituais, Procedimentais e Atitudinais) teve como referência Antoni Zabala. A produção dos dados ocorreu por meio de questionário respondido por profissionais da educação. A pesquisa realizada valida os REA como estratégia para a EPT de qualidade, mas também demonstrou que a proposta enfrenta alguns desafios, como a escassez e o fortalecimento de ações voltadas para a disseminação e a consolidação do uso de REA para a EPT. A EPT demanda ações que orientem e promovam o uso de REA para EPT, considerando suas bases conceituais e históricas. O produto educacional resultante da pesquisa, “RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS: UMA ABORDAGEM PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA”, é um Guia de REA para EPT, inspirado em outros REA e em guias de bolso. Destaca-se que o produto educacional é um REA e pode ser compartilhado por outros(as) educadores(as) e pesquisadores(as).
Redes Sociais