Introdução ao conceito de função e teoria histórico-cultural: uma proposta para o ensino médio em meio à pandemia Covid-19

Strassemann, Thiago Guedes (2021-10-13)

dissertacao_mestrado

Esta pesquisa tem o objetivo de analisar uma proposta de introdução ao conceito de Função para alunos de ensino médio durante a pandemia covid-19, inspirada no movimento lógico-histórico da álgebra. Nos objetivos específicos estão a identificação de como nexos conceituais relacionados ao conceito de Função manifestam-se em enunciados de alunos durante o desenvolvimento das tarefas que constituem a proposta, a verificação de como as tarefas propostas articulam uma introdução ao conceito de Função com seus nexos conceituais, a análise da presença/ausência de condições objetivas para a efetivação da proposta num contexto pandêmico e a sistematização de um livro com propostas para a abordagem do conceito de Função a partir do movimento lógico-histórico da álgebra e das tarefas desenvolvidas ao longo da pesquisa. A pesquisa foi desenvolvida em três movimentos, abrangendo o estudo do referencial teórico-metodológico, a elaboração da proposta a ser analisada, considerando os desafios que a pandemia nos impôs, e a análise da proposta, por meio da qual visamos responder diretamente aos questionamentos levantados em cada objetivo. Do ponto de vista teórico-metodológico, esta pesquisa é baseada no Materialismo Histórico Dialético, na Teoria Histórico-Cultural, na Teoria da Atividade e na Atividade Orientadora de Ensino (AOE). Partindo destes pressupostos, a pesquisa desenvolve-se como um experimento didático, realizado por meio da elaboração de tarefas inspiradas pelo conceito de Situações Desencadeadoras de Aprendizagem (SDA) e da realização e discussão destas tarefas remotamente com alunos de quatro turmas de 1ª série do Ensino Médio de uma escola estadual em Serra/ES, conforme percebemos ser necessário ao longo da elaboração da proposta e da observação do contexto que a envolve, no primeiro semestre de 2020. O contato com os estudantes ocorreu por meio do aplicativo móvel WhatsApp e das plataformas Google for Education, tomadas oficialmente como ambiente de ensino remoto pela Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo (SEDU). Os dados foram produzidos por meio de registros de mensagens multimídia trocadas via WhatsApp, da gravação de conferências realizadas via Google Meet e de comentários postados na plataforma Google Sala de Aula. Estruturamos as análises em dois eixos: um em que analisamos as primeiras tarefas da proposta, em que introduzimos o conceito de Função partindo dos nexos internos do conceito e da proposta curricular estadual para este momento excepcional, e outro que trata das tarefas seguintes, focadas em complementarmos a primeira abordagem com discussões sobre nexos externos do conceito, como a lei de formação, além de destacar algumas dificuldades observadas ao longo do desenvolvimento da proposta. Partindo destes eixos, percebemos como a necessidade do ensino remoto nos impôs uma série de desafios e reduziu significativamente o alcance da nossa proposta partindo do nosso referencial. Entretanto, mesmo diante de tal cenário, conclui-se que foi elaborada uma proposta baseada no movimento lógico-histórico que possibilita a apresentação do conceito de Função partindo dos nexos conceituais. Ademais, percebeu-se a necessidade de ajustes na proposta, indicados no produto educacional, um livro contendo a proposta aprimorada, uma breve apresentação do movimento lógico-histórico do conceito de Função e algumas orientações para seu uso.

This research aims to analyze a proposal to introduce the concept of Function for high school students during the covid-19 pandemic, inspired by the logical-historical movement of algebra. The specific objectives are the identification of how conceptual nexuses related to the concept of Function are manifested in student statements during the development of the tasks that constitute the proposal, the verification of how the proposed tasks articulate an introduction to the concept of Function with its conceptual nexuses , the analysis of the presence/absence of objective conditions for the implementation of the proposal in a pandemic context and the systematization of a book with proposals for approaching the concept of Function from the logical-historical movement of algebra and the tasks developed throughout the research . The research was developed in three movements, covering the study of the theoretical-methodological framework, the elaboration of the proposal to be analyzed, considering the challenges that the pandemic imposed on us, and the analysis of the proposal, through which we aim to respond directly to the questions raised. on each objective. From a theoretical-methodological point of view, this research is based on Dialectical Historical Materialism, Historical-Cultural Theory, Activity Theory and Teaching Guiding Activity (AOE). Based on these assumptions, the research is developed as a didactic experiment, carried out through the elaboration of tasks inspired by the concept of Learning Triggering Situations (SDA) and the realization and discussion of these tasks remotely with students from four 1st grade classes. Middle School at a state school in Serra/ES, as we realized was necessary during the preparation of the proposal and observation of the context that surrounds it, in the first half of 2020. Contact with students took place through the WhatsApp mobile application and platforms Google for Education, officially taken as a remote teaching environment by the Espírito Santo State Department of Education (SEDU). Data were produced through records of multimedia messages exchanged via WhatsApp, recording of conferences held via Google Meet and comments posted on the Google Classroom platform. We structure the analyzes in two axes: one in which we analyze the first tasks of the proposal, in which we introduce the concept of Function starting from the internal nexuses of the concept and the state curricular proposal for this exceptional moment, and another that deals with the following tasks, focused on We complement the first approach with discussions about the concept's external nexus, such as the formation law, in addition to highlighting some difficulties observed during the development of the proposal. Starting from these axes, we realized how the need for remote teaching imposed a series of challenges and significantly reduced the scope of our proposal based on our reference. However, even in the face of such a scenario, it is concluded that a proposal was elaborated based on the logical-historical movement that allows the presentation of the concept of Function starting from the conceptual nexuses. Furthermore, it was noticed the need for adjustments in the proposal, indicated in the educational product, a book containing the improved proposal, a brief presentation of the logical-historical movement of the concept of Function and some guidelines for its use.


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